Castramóvel: Prefeitura promove serviço de castração itinerante em SP

Veículos vão permitir 24 mil castrações de cães e gatos em áreas carentes da cidade, segundo expectativa da administração

Por: - 3 meses atrás

castração Crédito: Secom/ Divulgação

A Prefeitura de São Paulo anunciou o Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos na cidade. A atuação dos veículos tem o objetivo de garantir mais de 24 mil castrações nas regiões mais carentes da metrópole, predominantemente nas regiões Norte, Sul e Leste, segundo a administração.

Cinco ônibus de castração, que irão atuar no município realizando esterilização cirúrgica dos animais, foram apresentados na Praça Charles Miller, no Pacaembu, Zona Oeste.

“Serão cinco unidades, que irão percorrer todos os cantos da cidade, em especial os pontos mais periféricos, para que possamos ampliar o número de castrações anuais, de 95 mil para 120 mil animais, reduzindo a fila que temos hoje para este procedimento que em alguns bairros chega a seis meses de espera, além de diminuir o número de animais abandonados”, afirma o prefeito Bruno Covas.

Os Castramóveis funcionam prestando apoio ao Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos do município, com o atendimento em locais que não dispunham de clínicas ou equipamentos públicos adequados para a realização de mutirões de castração.

Atendimento

A estimativa de atendimento diário é de 80 a 150 animais em cada unidade. Os cinco ônibus são equipados com um centro cirúrgico apto a realizar todas as intervenções necessárias para um atendimento de qualidade aos animais. Para funcionar, as unidades dependem de estruturas planas, com rede elétrica, hidráulica e um espaço adequado para a montagem das tendas de apoio.

Para a realização dos serviços, a Secretaria Municipal de Saúde possui um contrato com cinco entidades, responsáveis pela disponibilização dos veículos credenciados, mão de obra, manutenção e o funcionamento dos equipamentos.

Entre os serviços oferecidos, também estão previstos a identificação dos animais com microchip, orientações sobre guarda responsável e a emissão de Registro Geral Animal (RGA) para cães e gatos.

“Ações como essa são de suma importância tanto para a população como para os animais. A castração promove o bem-estar do animal, garante mais saúde para ele, além de trazer benefícios também para as pessoas. Com a castração e com a adoção você reduz o número de animais abandonados, que no Brasil chega hoje a 30 milhões”, comenta a diretora da Ampara Animal, Raquel Facuri.

Como funciona?

O serviço está disponível a cães e gatos com idade entre 3 meses e 10 anos pertencentes aos munícipes que moram na cidade de São Paulo

Para agendar a cirurgia, o animal não precisa estar presente. Os interessados devem comparecer um dia antes aos locais divulgados com CPF, RG, comprovante de residência atualizado em nome do tutor do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.


+ SOBRE PETS

Já testou? Rede lança ecommerce com reconhecimento facial para cachorros
Walmart mira no mercado pet e anuncia clínicas veterinárias e farmácia online
Tecnologia, sim! Uma lista de gadgets criados exclusivamente para o seu bichinho
4 direitos garantidos aos donos de animais
Hering lança coleção para pets em parceria com o Instituto Luisa Mell