Internautas usam mais aplicativos e redes sociais para fazer compras

Facilidade de acesso, praticidade e volume de ofertas são os principais motivos citados pelos consumidores, segundo pesquisa do SPC

Por: - 4 semanas atrás

aplicativos Crédito: Unsplash

Os internautas brasileiros estão usando mais aplicativos e redes sociais para comprar. Segundo levantamento do SPC Brasil, seis em cada dez internautas fizeram compras por meio de aplicativos de lojas no último ano. Já as redes sociais foram o caminho usado por 33% dos internautas para fazer suas compras.

WhatsApp, aplicativo de mensagens, também vem conquistando os consumidores. Cerca de 18% deles usaram o aplicativo para fazer compras nos últimos 12 meses.

No caso dos apps de lojas, as principais razões apontadas pelos consumidores para a compra foram a facilidade de acesso do celular de qualquer lugar, à praticidade e agilidade e os melhores preços e ofertas do mercado.

Os produtos mais comprados por meio desses canais foram os eletrônicos e itens de informática, citados por 39% dos pesquisados. Na sequência, transporte particular por meio dos apps, compra de roupas, artigos para casa e os pedidos de comida ou bebida por delivery.

WhatsApp

Em relação ao WhatsApp, 54% dos que fizeram compras pelo app afirmaram que tiveram retorno rápido ao se comunicarem com os lojistas. Por outro lado, 20% afirmaram não ter recebido nenhuma resposta. Já 6% ficaram sem retorno em diversos momentos e 20% disseram que o contato foi demorado.

O aplicativo de conversas foi escolhido por conta da facilidade para acessar o histórico de informações armazenadas e pela possibilidade de receber imagens e vídeos dos produtos e serviços para decisão de compra.

“O consumidor quer ter acesso a canais de compra que permitam escolher o que for mais conveniente. Isso significa que o varejo precisa continuar desenvolvendo experiências que atraiam os consumidores e promovam o engajamento. Ou seja, é fundamental reduzir cada vez mais a distância entre o varejo físico e comércio online”, afirma o presidente do SPC Brasil, Pellizzaro Junior, em comunicado.

Metodologia

O estudo, feito em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ouviu consumidores em todas as capitais brasileiras.

Num primeiro momento, 904 pessoas foram ouvidas para identificar o percentual daquelas que compraram pela internet nos últimos 12 meses. Em seguida, continuaram a responder o questionário 800 consumidores que fizeram algum compra ao longo desse período.


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