Veja quais foram as campanhas publicitárias que mais engajaram

Estudo da Forebrain levou em consideração três aspectos: atenção, motivação e memorização. Entre as propagandas de maior relevância em agosto estão Riachuelo, McDonald’s, Johnson & Johnson e Alpargatas.

Por: - 3 semanas atrás

campanhas publicitárias

Você costuma parar para prestar atenção em uma publicidade? Qual foi a última que te impactou? Um estudo da Forebrain revelou as campanhas que mais engajaram o público em agosto.

Entre as de maior relevância estão Riachuelo, McDonald’s, Johnson & Johnson e Alpargatas.

Para fazer o rankeamento, a consultoria, que é especializada no comportamento do consumidor através da neurociência e ciências comportamentais, levou em consideração três aspectos: atenção, motivação e memorização.

Durante o processo, foram utilizadas a tecnologia EEG, que consegue analisar as ondas cerebrais, e a chamada Eye-Tracking, responsável pelo monitoramento dos olhos e fixação do olhar.

De acordo com Billy Nascimento, neurocientista e sócio da Forebrain, o estudo possibilita medir o nível de assertividade e capacidade de engajamento das campanhas publicitárias.

“Estratégias que empregam humor normalmente buscam gerar emoções positivas no espectador, enquanto comerciais que abordam situações de dor, perda e conflito naturalmente acabam por gerar uma motivação negativa. Vale destacar que ambas são válidas, tudo depende do objetivo da companhia”, explicou nascimento.

Veja quais foram os mais bem avaliados nas três categorias:

ATENÇÃO

Tem o papel de avaliar o quanto os comerciais conseguiram manter a atenção do telespectador;

GKS – Filme Contra-ataque com Eno

Lojas Renner – Filme Paralelo

Hyper Pharma – Filme Atroveran DIP

Johnson & Johnson – Filme NOVO LISTERINE® Go! Tabs™

J.Macêdo – Filme Dona Benta – Empoderamento

MOTIVAÇÃO

Consegue medir a emoção do público em relação a uma propaganda – seja negativa ou positiva.

Alpargatas – Rrrrubinho

Gallo – Filme Retrospectiva

McDonald’s – Filme #FomeDeMc

Mercado Livre – Filme Dinheiro na hora

Volkswagen – Filme Surpresa

MEMORIZAÇÃO

Identifica a capacidade do cérebro de armazenar e recuperar as informações transmitidas.

Riachuelo – Filme Riachuelo

JBS Foods – Filme Agora eu caso com a Seara

Amil – Filme Febre

J Macêdo – Filme Dona Benta – Empoderamento

Johnson & Johnson – Filme NOVO LISTERINE® Go! Tabs™


+ SOBRE O ASSUNTO

Saiba quais são as 15 melhores campanhas do século
Confira 10 campanhas que chamaram a atenção do consumidor em 2019