Os desafios para a próxima Black Friday

Brasileiros ficarão de olho nos preços e preferem varejistas que já conhecem. Aproveitar as datas comemorativas que antecedem a Black Friday é essencial

Foto: Pexels

Uma pesquisa do Google mostrou que 68% dos brasileiros ainda não cumpriram suas resoluções de fim de ano. E qual a relação disto com o varejo? A descoberta da empresa pode ajudar os varejistas no planejamento para a Black Friday.

Comprar um produto que deseja muito é o objetivo citado por 15,2% dos consumidores. Organizar as finanças é objetivo mais citado, seguido por fazer uma viagem, aprender algo novo,  focar no bem-estar/saúde e investir na aparência/estética.

Ou seja, os investimentos represados, tão comentados pelo setor financeiro, devem movimentar o segundo semestre do varejo. Além da Black Friday o segundo semestre tem o Dia do Cliente (15/09), Dia das Crianças (12/10), Natal (25/12) e Réveillon.

Seis dias a menos

É importante ter em mente que o intervalo entre Black Friday e Natal em 2019 é menor em relação ao ano passado. Em 2018 a data de descontos aconteceu no dia 23. Neste ano, acontece no dia 29. O planejamento é essencial para o sucesso das vendas no período.

“O brasileiro quer evoluir em várias frentes e os momentos de sazonalidade do segundo semestre devem funcionar como gatilho para compras e projetos saírem do papel. As marcas precisam estar preparadas para atender essa demanda”, afirma Fernanda Bromfman, gerente de Google Customer Solutions do Google Brasil.

Aspectos que definem a compra

O preço continua a ser o fator mais decisivo na tomada de decisão do consumidor. Na pesquisa do Google, 30,2% citaram “Melhor preço” como aspecto mais importante na hora de definir o local da compra. “Loja conhecida” e “Frete Grátis” aparecem em segundo e terceiro na lista, com 15,9% e 15,6%, respectivamente.

As datas comemorativas que antecedem ao período são importantes para os varejistas ganharem espaço quando os clientes estão na fase de consideração. Cerca de 40% afirmam que consideram lojas que já compraram anteriormente para consumir neste ano.


+ BLACK FRIDAY

Semana do Brasil: varejistas e governo querem criar “Black Friday brasileira”
Novos caminhos para o velho problema da logística varejista
Vendas do Amazon Day superam Black Friday no Brasil
Promoções fazem do Dia do Consumidor uma nova Black Friday






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS