Empresa mexicana lança canudos e talheres feitos de abacate

Biofase desenvolveu canudos e talheres feitos de semente de abacate, reaproveitadas de empresas que fabricam guacamole ou óleos

Por: - 2 semanas atrás

O México é responsável por 50% da produção de abacate no mundo e foi no país que uma empresa desenvolveu uma forma de utilizar a fruta de maneira mais consciente. Pensando nisso, a Biofase desenvolveu canudos e talheres feitos de semente de abacate, reaproveitadas de empresas que fabricam guacamole ou óleos.

Se mantidas em local fresco e seco, as sementes permanecem utilizáveis por um ano e depois começam a biodegradar sem deixar nenhum plástico para trás.

Os talheres e canudos parecem com os feitos de plástico comum, porém não agridem o meio ambiente e contribuem para que o mundo comece a incorporar a economia circular em seus hábitos. Além dos materiais biodegradáveis, a empresa também fabrica compostáveis.

Benefícios ao meio ambiente

Outro benefício importante com a iniciativa da empresa mexicana é a redução da poluição plástica nos ecossistemas, inclusive em oceanos. A composição vegetal dos produtos pode biodegradar quando enterrada no subsolo ou dentro do depósito de lixo.

Não é necessário ser tratado de forma alguma para biodegradar. Outro ponto positivo importante é a pegada de carbono. Todos os produtos têm uma pegada de carbono, que diz quanto carbono é emitido para a atmosfera quando qualquer produto é fabricado.

Outro problema são os microplásticos, responsáveis por grande parte da poluição dos oceanos e pela contaminação da vida marinha e da vida terrestre.

Outros estudos indicam ainda que a inalação desses microplásticos — que têm produtos químicos em sua composição —, pode levar à irritação respiratória, inflamação, fibrose e até mesmo câncer de pulmão, devido a vida prolongada do material no organismo.

Apenas 20% de todo o plástico produzido no planeta é reciclado. No Brasil, a reutilização não passa de 2%.


+ NOTÍCIAS

Microplásticos estão presentes na água potável, segundo OMS
McDonald’s proíbe canudos plásticos em lojas do Reino Unido e Irlanda
Câmara aprova proibição de canudos de plástico em São Paulo
Startup cria canudo comestível como alternativa para plástico


Confira o vídeo completo sobre o produto