Órgão de defesa do consumidor dos EUA multa YouTube por publicidade infantil

O Federal Trade Comission (FTC) que, entre outras prerrogativas, atua na defesa do consumidor, anunciou a aplicação de uma multa milionária contra o YouTube

Crédito: Unsplash

A Federal Trade Comission (FTC) anunciou que vai multar o Google em US$ 170 milhões por supostas violações da lei de privacidade infantil dos EUA e que teriam sido cometidas na plataforma de vídeo YouTube.
Segundo reportagem do site The Verge, a FTC e a procuradoria-geral de Justiça de Nova York alegam que o Google usou os dados de navegações de crianças da sua plataforma vídeo, o YouTube, para prospectar anúncios de produtos direcionados para esse público-alvo, o que supostamente violaria a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA).
A multa de US $ 170 milhões foi a maior de todos os tempos da COPPA, superando a que a controladora da TikTok recebeu em fevereiro passado pelo mesmo motivo.

Sem desculpas

“O YouTube usou da popularidade com as crianças para prospectar clientes corporativos”, disse Joe Simons, presidente da FTC. “No entanto, quando se tratou de cumprir a COPPA, a empresa se recusou a reconhecer que partes de sua plataforma eram claramente direcionadas para crianças. Não há desculpa para violações da lei do YouTube. ”
Com informações do The Verge


+ NOTÍCIAS

Youtube lançará função para testar maquiagens durante vídeos=
Facebook é multado em 1 milhão de euros por órgão de proteção de dados da Itália
Facebook anuncia recurso “clear history”. Na prática, não é bem assim

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS