Carteira de estudante ganhará versão digital

Com a proposta, alunos não precisarão utilizar mais a versão impressa da carteira de estudante e poderão usar apenas o celular para pagar meia-entrada

Por: - 1 semana atrás

carteira de estudante

Novos tempos chegaram para aqueles que utilizam a carteira de estudante. O governo federal apresentou, na última sexta-feira (6), o tradicional documento de alunos em formato digital. O registro valerá para estudantes dos ensinos fundamental, médio ou superior. Com a nova proposta, eles não precisarão utilizar mais a versão impressa e poderão usar apenas o celular para pagar meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais.

Como vai funcionar?

A versão será gratuita e disponibilizada para smartphones Android e iOS, via Play Store e App Store. O Ministério da Educação afirmou que o estudante que fizer a carteirinha digital terá que concordar em ceder seus dados pessoais “para a composição do cadastro unificado e para utilização no ciclo das políticas públicas estudantis”.

O ministério pretende usar as informações para “formular políticas” e acompanhar o desempenho dos estudantes. Juntos com os dados ainda serão arquivados o histórico escolar e a frequência do aluno em sala.

Qual o prazo?

Os estudantes de ensino superior terão acesso ao documento digital até 90 dias após o serviço começar a ser oferecido. Para estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e profissional, o prazo é de 180 dias. Para aqueles que não conseguirem a versão digital por algum motivo, um documento físico poderá será emitido em parceria com a Caixa Econômica Federal, também gratuito.


+ INOVAÇÃO

O papel dos dados na tomada de decisão
Fones pra lá de inteligentes
Um canal para cada cliente