Japoneses criam museu de arte digital mais intagramável do mundo

O Japão é um dos primeiros lugares que vêm à mente quando o assunto é tecnologia e inovação e abriga o Team Lab, museu instagramável e com visita imersiva

Por: - 2 meses atrás

Crédito: Divulgação

Um museu totalmente dedicado à arte digital é a promessa do Team Lab Borderless em Tóquio, no Japão. Considerado o museu mais instagramável do mundo, o local já oferece salas com imagens de flores que se abrem e transitam pelas paredes. Borboletas e água corrente surgem no ambiente seguinte.

O lugar também está localizado em um ambiente criado. Odaiba é um conjunto de ilhas artificiais criadas para reunir bares, restaurantes, lojas, uma roda gigante na baía de Tóquio, mirante para o Monte Fuji e até interações com robôs, além da experiência sensorial e imersiva.

Seguindo um curso não linear, o passeio segue à risca o conceito de borderless, sem fronteiras, em inglês. Apesar da exposição ser permanente, as obras não se limitam a um único espaço. As imagens correm livres pelas paredes, mudando o ambiente com o tempo. Até por isso, muitos visitantes não sabem se já estiveram ou não em uma sala.

Conceito

Em comunicado oficial à imprensa, a curadoria do museu conta ainda que ele é um espaço pelo qual o visitante se move pela água, composto por quatro espaços para exposições em seu centro e sete obras de arte.

Os visitantes entram no museu com os pés descalços e ficam imersos com outros visitantes nas instalações.

Com mais de 1,25 milhão de visitantes no ano desde a abertura do museu no início deste ano, o TeamLab recebeu mais turistas do que o Museu Picasso e o Museu-Teatro Dali em comparação ao mesmo período de tempo.

Confira o vídeo sobre a exposição


LEIA MAIS: 

Instagram tóxico: russos usam lago de rejeitos químicos como cenário para fotos