Pesquisar
Close this search box.
/
/
8 macro tendências que vão regir o mundo nos próximos cinco anos

8 macro tendências que vão regir o mundo nos próximos cinco anos

Especialista em tendências e futuro, Iza Dezon é representante oficial da Peclers Paris no Brasil e apresenta cenários futuros no mundo nos próximos cinco anos.

Futuristas estão na moda e apontam as tendências para os próximos anos. Para embasar sua apresentação no CONAREC e esclarecer de onde vêm as tendências com as quais trabalha, Iza Dezon, representante oficial da Peclers Paris no Brasil, mostrou à plateia as grandes áreas que analisa para falar de futuro.

Entre elas estão:

1. Evolução dos códigos de modelos de identidade
2 .Hedonismo e expressões de bem-estar
3. Revolução colaborativa
4. Globalização e seus impactos
5. Laços com a natureza
6. Relação com o tempo e espaço


A partir dessas análises, Iza elencou em sua apresentação oito macro dinâmicas que regem o mundo hoje e que continuarão em presentes nos próximos cinco anos:

1. Libertando-se dos modelos de identidade
2. Do bem-estar ao melhor viver
Incentivando o propósito coletivo
3. Transformando a narrativa global
4. Endossando nativos ecológicos
5. Restaurando o poder das utopias
6. Transcendendo o mal
7. Ciência com consciência

De todos essas, Iza destacou duas durante o CONAREC. 

tendências
Iza Dezon Peclers Paris no Brasil
(foto Rafael Canuto)

Do bem-estar ao melhor viver

Praticamente todo mundo, hoje, busca o bem-estar, felicidade e viver melhor. Assim, surgem algumas tendências. Iza cita três:

1.Auto-otimização mais sensata

2. Corpo consciente

3. Envelhecendo graciosamente

A partir dessas três tendências, surgem os territórios de inovação apontados pela especialista, que são oportunidades de negócio mais concretas.

1.Pro-idade: produtos e serviços para a população com mais de 60 anos, que vai representar 25% da população em poucos anos;
2.Cuidados femininos – cuidados não são iguais para homens e mulheres, e o público feminino vem crescendo em termos de renda; e
3.Performance bioativada –  a Rebook, por exemplo, desenvolveu um novo material para suas roupas que faz com que as peças fiquem presas ao corpo durante a atividade e mais soltas quando a pessoa está em repouso. Conforto é a máxima.

Endossando os nativos ecológicos

São os jovens com menos de 30 anos, também conhecidos como nativos digitais, que não sabem a diferença entre on e off-line. “Brinco que eles não sabem o que é uma lanterna ou despertador, porque tem isso no celular”, brinca Iza. Para esse público, a questão do meio ambiente é imperativa.


“Não dá para jogar fora, não tem fora. Precisamos olhar para o lixo”

Iza Dezon
representante oficial da Peclers Paris no Brasil


Nesse contexto, Iza aponta três tendências-chave:

1. Manifesto zero-lixo. O ponto, aqui, é que as empresas precisam se responsabilizar pelo resíduos;

2. O verdadeiro materialismo. Iza cita um cartão de crédito “black” lançado por uma empresa nórdica. O limite é alcançado quando o cliente atinge sua cota de emissão de gás carbônico; e 

3. Rumo à hiperecologia. O exemplo aqui é uma ação Black Supermarket, do Carrefour na França, de conscientização sobre alimentos orgânicos.

Nesse sentido, os territórios de inovação – ou oportunidades de negócio – são:

1. Agricultura inteligente

2. Somente o suficiente (virar a chave e consumir um pouco menos)

3. Economia pós-lixo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]