Como a Plusoft ajuda a Fini a engajar nas redes sociais

Dona das balas de gelatina mais famosas do mundo usa ferramenta que mapeia interações nas redes sociais para entender melhor seu público

Por: - 7 dias atrás

Fini

A Fini é uma empresa espanhola de quase meio século. Mesmo assim, a fabricante dos doces de gelatina sabe como encantar os consumidores. No ano passado, uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha mostrou que a empresa é dona da marca de doces mais amada do Brasil.

Dois estandes da empresa em grandes eventos mostraram como é possível criar relacionamento com o consumidor com ações simples. Presente no Lollapalooza e na Comic Con Experience, a Fini conseguiu gerar mais de três milhões de menções nas redes sociais com suas hashtags nos eventos.

A empresa de guloseimas decidiu entrar nas redes sociais como uma forma de se aproximar dos consumidores. No Facebook, para se ter ideia, a marca terminou 2018 com mais de cinco milhões de fãs. As redes sociais se tornaram, rapidamente, um canal importantíssimo de contato com os clientes. Por isso, a multinacional buscou parcerias para otimizar sua presença nas plataformas.

iCustomer

“Começamos a buscar parceiros para nos ajudar nessa busca por proximidade com o nosso cliente. A Plusoft entra como parceira ideal em nossa jornada”, disse Leandro Roldão, CIO da Fini, durante palestra no CONAREC 2019.

A Plusoft se tornou parceira da Fini através de sua plataforma para mapeamento de redes sociais, o iCustomer. A ferramenta é capaz de mostrar à empresa quando um usuário fala de sua marca mesmo sem citá-la diretamente, mapeando palavras-chave.

O objetivo da Fini era conhecer os desejos de seu público, melhorar sua atuação através dos dados e manter uma comunicação mais assertiva com os consumidores – respondendo até aqueles que não marcaram a página no post.

Desde o início do relacionamento entre as empresas a Fini fez 558 publicações. A partir daí, foram 91.301 interações, todas mapeadas pelo iCustomer. O tempo médio de atendimento foi de 4h47m, considerado baixo para uma empresa que tem tantos seguidores.

A nuvem de palavras que a ferramenta gera mostra que termos como amor, #amofini, comprar e tubes estão entre os mais mencionados nas publicações dos usuários.

Leandro Roldão, CIO da Fini, em palestra no CONAREC 2019 / Foto: Rafael Canuto

Durante apresentação no CONAREC, Roldão mostrou o depoimento de um dos líderes do departamento de comunicação da Fini Brasil:


“O iCustomer nos aproxima ainda mais do nosso público, deixando a marca em contato até mesmo com aqueles que não nos mencionam de forma direta. Assim, podemos fazer um contato mais simples, carinhoso e surpreendente. É gratificante como marca ver o grande número de menções que temos e poder realizar interações dentro da plataforma”

Luiz Henrique Ferreira
Gerente de Comunicação da Fini Brasil