Nestlé inaugura centro de pesquisa para produção de embalagens 100% sustentáveis

Projeto é o primeiro do gênero na indústria alimentícia a investir em sustentabilidade e produção de embalagens recicláveis

Por: - 1 mês atrás

Crédito: Divulgação

A Nestlé inaugurou, nesta quinta-feira (12), o Instituto de Ciências da Embalagem, o primeiro voltado à produção de embalagens 100% recicláveis e sustentáveis na indústria alimentícia. O novo projeto permite à companhia acelerar seus esforços para trazer ao mercado soluções funcionais, seguras e ecologicamente corretas e enfrentar o desafio global dos resíduos das embalagens plásticas.

A iniciativa é um passo da companhia em prol do compromisso de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, ressaltou a importância da iniciativa em evento de inauguração. “Temos a visão de um mundo em que nenhuma de nossas embalagens termine em aterros sanitários ou como lixo. Para tanto, estamos introduzindo soluções de embalagens reutilizáveis e pioneiras em materiais ecológicos. Além disso, apoiamos o desenvolvimento de infraestrutura local de reciclagem e armazenagem, contribuindo para um mundo sem resíduos”, comentou.

O Instituto estará localizado em Lausanne, na Suíça, e vai empregar cerca de 50 pessoas em um complexo laboratorial e instalações de prototipagens rápidas. O local concentra várias áreas voltadas à ciência e tecnologia, como embalagens reutilizáveis, materiais de embalagem simplificados, materiais de embalagem reciclados, papéis de barreira de alto desempenho e materiais de base biológica, compostáveis e biodegradáveis.

“Reduzir o desperdício de plástico e mitigar os efeitos das mudanças climáticas por meio de tecnologia de ponta e design de produtos são uma prioridade para nós. Os especialistas da Nestlé estão co-desenvolvendo e testando novos materiais e sistemas de embalagem ecológicos, junto aos nossos centros de desenvolvimento, fornecedores, instituições de pesquisa e startups”, destacou Stefan Palzer, Diretor de Tecnologia da Nestlé.

LEIA MAIS: 

Sustentabilidade e o consumidor do futuro

Empresas sustentáveis: o que podemos aprender com elas?

Sustentabilidade: Ambev e Tetra Pak querem ajudar o consumidor a mudar de hábito


Sustentabilidade e Inovação

A Nestlé tem investido em iniciativas voltadas à sustentabilidade. No Brasil, a NESCAU lançou os packs da linha prontinho com canudos de papel em março deste ano.

Além disso, a Nestlé Brasil apoia e estimula a cadeia de reciclagem, com a participação em iniciativas com o Compromisso Empresarial pela Reciclagem (Cempre) e o Reciclar pelo Brasil.