Transporte público de São Paulo começa a aceitar cartões de crédito

Nubank comunica que a prefeitura começou a testar a funcionalidade e que o “roxinho” contactless pode ser usado diretamente na catraca

Por: - 1 mês atrás

Alguns ônibus da cidade de São Paulo passarão a aceitar os cartões de crédito contactless na hora de pagar a passagem na catraca. Os cartões funcionarão nas maquinas existentes para a leitura do atual cartão de transporte da cidade, o Bilhete Único. Por enquanto, apenas 12 linhas foram incluídas no projeto. Os ônibus integrantes terão um selo que determinará o tipo de pagamento aceito.

A prefeitura anunciou no dia 12 de setembro de 2019 o inicio da funcionalidade via coletiva de imprensa. O decreto veio diretamente do Prefeito Bruno Covas. Esse projeto-piloto durará três meses ou até que atinja mais de 500 mil transações via cartões NFC.

Para quem utiliza o Apple Pay, Apple Wallet, Google Pay e outras carteiras digitais, será possível utilizar o celular para efetuar o pagamento, da mesma forma, por aproximação. Através de aplicativos específicos já se podia carregar o bilhete único com cartões de crédito, débito, transferência bancária e boleto.

No caso da Nubank, os clientes que possuem cartões de crédito como a opção primária terão as passagens cobradas automaticamente nesta modalidade. Já para os usuários que possuem uma NuConta e tenham a feito antes do cartão de crédito, a cobrança será no débito e não terá nenhum custo adicional ou taxa.

Uma tecnologia que já deu certo no transporte público

Segundo dados da Visa Consulting & Analytics, São Paulo é a cidade com maior uso da solução contactless em todo o país. Esse número cresceu mais de 600% se comparado ao ano passado. A marca já havia testemunhado o uso dessa modalidade de pagamento no metrô do Rio de Janeiro – medida esta que foi um sucesso.

A mudança promete ser uma “mão na roda”, principalmente para quem esquecer de carregar ou ter problemas com o Bilhete Único ou passagem tradicional. A democratização do pagamento abre novos leques para o transporte paulista.

A prefeitura de São Paulo ainda pretende transformar o uso do Bilhete Único em uma ação mais digital e menos presencial. Segundo informações da instituição, isso pode se dar com a expansão do atendimento via aplicativo e site e a entrega do bilhete via correio.

Abaixo você confere a relação de ônibus que aceitarão os cartões de crédito:

Transporte Público - Cartões de Crédito


+ NOTÍCIAS

Nubank e a chegada do cartão de débito e dos saques
Nubank: cinco motivos para o seu favoritismo