Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como uma inteligência artificial tem salvado vidas

Como uma inteligência artificial tem salvado vidas

O curitibano Jacson Fressatto criou o algoritmo da vida, que até 2019 ajudou a salvar 13 mil pessoas. Entenda

O empreendedor curitibano Jacson Fressatto perdeu sua filha Laura por sepse, em 2010. A partir daí entendeu que nada traria ela de volta, mas que poderia usar recursos tecnológicos somados a inteligência artificial para criar mecanismos que contribuíssem para que outras famílias não passassem pelo que passou.
Ele então desenvolveu o robô Laura, que detecta precocemente um possível caso de infecção generalizada, auxiliando médicos e enfermeiros a salvar muitas vidas.
Segundo a ILAS (Instituto Latino Americano da Sepse) apenas 27% dos médicos conseguem diagnosticar a doença.
A Sepse é uma resposta desregulada do nosso organismo frente a uma infecção que pode levar a morte. Estima-se que haja 2 milhões e meio de casos por ano no Brasil e, desse número, cerca de 250 mil pessoas morrem anualmente. Mata mais que o câncer e lidera o número de mortes em praticamente todos os países do mundo.
A Laura é um poderoso robô cognitivo capaz de coletar e analisar um imenso volume de dados. Ela lê os dados clínicos dos pacientes, faz uma análise em tempo real e compara as informações coletadas com os atendimentos anteriores emitindo um alerta caso um dos pacientes apresente maior propensão de desenvolver a forma mais grave da infecção.
A inteligência artificial empodera as equipes médicas para tomarem decisões mais assertivas e eficientes através das informações completas que ela gera.


“Nenhuma empresa, startup ou país do mundo é capaz de reverter o que aconteceu comigo em 2010. Mas tenho capacidade com a minha tecnologia de mudar a história de centenas de milhares de pessoas”

Jacson Fressatto,
Presidente Instituto Laura Fressatto


Um exemplo é a atuação do robô Laura no Hospital da Criança em Santo Antônio, em Porto Alegre. A cada 3,8 segundos o algoritmo analisa o quadro clínico de mais de 1.100 pacientes, gerando informações relevantes sobre cada um deles e disparando alertas caso a situação dos internados apresente mudanças negativas.

Confira abaixo a entrevista com Jacson Fressatto, Presidente do Instituto Laura Fressatto:

NATANAEL SENA: Antes de tudo parabéns! Lidar com a dor nunca é fácil e você fez dela um motivo para ajudar milhares de pessoas. Como esse sonho se tornou realidade? Qual o estágio atual da Laura?
JACSON FRESSATTO: Realmente não é fácil lidar com essa dor, mas acredito que nunca perdi a Laura, ela continua presente como minha motivação para fazer esse sonho ir ainda mais longe. Desde o nosso lançamento, em 2016, até hoje, minha equipe e eu temos trabalhado incansavelmente para levar tecnologia de ponta e de alto impacto social para mudar a saúde brasileira. Hoje a Laura chegou a um novo estágio: está ajudando a salvar 12 vidas por dia. São 12 famílias que renascem e não chegam a passar pela mesma dor que eu passei. Em agosto, entramos em um novo estágio e mudamos nossa estruturação jurídica para organização da sociedade civil: agora somos Instituto Laura Fressatto. O objetivo é levar tecnologia de ponta ao maior número de hospitais públicos e filantrópicos do país. Com esse formato, conseguimos subsidiar os custos de implantação da Laura nessas instituições. Afinal, todos têm direito a uma saúde de qualidade. Essa evolução não seria possível sem um time multidisciplinar e incansável, que acredita nesse propósito tanto quanto eu. Nosso diretor médico, Hugo Morales, é infectologista pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e mestre em medicina interna. O diretor de tecnologia e cofundador da Laura, Cristian Rocha, é mestre em inteligência artificial e visão computacional pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Ainda contamos com a experiência de profissionais de desenvolvimento, ciência de dados e outras áreas.
NS: Apenas hospitais com portuários 100% digitais conseguem implantar a Laura?
JC: Não. Hospitais de todos os portes podem ter a Laura. Nossa equipe procura conhecer a realidade de cada instituição para definir o melhor caminho a seguir. As equipes assistenciais podem, por exemplo, enviar para a Laura os dados do paciente de forma manual. O prontuário digital é uma ferramenta importante, mas sabemos que a realidade da saúde brasileira é muito diversa. Nosso trabalho é justamente democratizar o acesso à tecnologia de ponta em hospitais.
NS: Em 2018 o robô Laura ajudou a salvar aproximadamente 10 vidas por dia. Existe uma meta para os próximos anos?
JC: Em 1.003 dias de operação, a Laura já ajudou a salvar 12.283 vidas, uma média de 12 por dia. Está funcionando em 13 hospitais piloto, de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Nosso objetivo agora é chegar a 100 hospitais atendidos e a meta mais audaciosa é impactar positivamente 1 bilhão de pessoas, entre pacientes, familiares, médicos e equipe assistencial.
*Natanael Sena é fundador da InSenna Storytelling

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]