Sorvete: celebre essa iguaria gelada

Conheça um pouco da história da sobremesa, dados de consumo e cinco lugares em SP para saboreá-la

Por: - 2 meses atrás

sorvete

O dia 23 de setembro é tido como o Dia do Sorvete no Brasil. A data marca o início da elevação das temperaturas no país e, teoricamente, da temporada de maior venda da sobremesa. A comemoração foi criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes.

E já parou para pensar qual a origem do sorvete? Ele foi criado na China. Isso mesmo. Apesar de grandes sorveterias italianas e francesas, a sobremesa é chinesa. Tudo começou há 4.000 anos depois que un quitute à base de leite e arroz foi congelado na neve. Foi um sucesso. Na época, o sorvete era prato da elite por conta do alto custo do leite. Para se ter ideia, era necessário ser conservado com a temperatura invernal em grandes câmaras subterrâneas.

Para ouvir durante a matéria

A delicia gelada chegou à Europa após uma viagem de Marco Polo à China em 1271. Foi durante a expedição que ele deu de cara com cremes gelados de frutas variadas. Em sua volta para a Itália, levou a receita que também foi sucesso no país.

Em meados do século XVI, um cozinheiro de Catarina de Médici introduziu a sobremesa na corte francesa. Anos depois, em 1670, um italiano abriu uma sorveteria em Paris, a primeira a existir.

O produto foi sucesso por lá e uma chuva de fabricantes percorreu o país. Desde então,espalhou-se pelo mundo e no Brasil é uma pedida popular no verão.

Apesar do sucesso, o Brasil não é um dos maiores consumidores da sobremesa no mundo. Segundo estudo da Datamonitor, o país ocupa a 12ª posição no ranking global de consumo de sorvete.

O estudo da Datamonitor mostra quem elenca o top5 da lista:

1º Estados Unidos, 2º Nova Zelândia, 3ºAustrália, 4º Dinamarca e 5º Bélgica

Demais países no TOP 10:

6º Suécia, 7º Canadá, 8º Noruega, 9º Irlanda e 10º Suíça

O verão bate a porta e já já é hora de se refrescar com um belo sorvete, certo? Mas não é regra, como a própria história mostra, já que a sobremesa também pode ser consumida até nos dias frios. Abaixo você confere cinco lugares sensacionais em São Paulo para tomar um ótimo sorvete. Veja a lista:

O sanduíche de sorvete

A Cookn’ice é daquelas sorveterias únicas. Por lá você vai encontrar o famoso sanduíche de sorvete feito com cookies, waffles e fruit mallows. É possível escolher diversas opções de sabores de sorvete e dos acompanhamentos. Recomendamos a ida com um bom espaço no estômago pois a porção é grande e satisfaz os mais ávidos por doce em uma só dose.

Endereço: Alameda Campinas, 1066 – Jardins, SP

Totalmente artesanal

A Albero Dei Gelatti fica entre os Jardins e a Vila Madalena. A sorveteria promete entregar uma “gelateria agrícola” com ingredientes vindos de pequenos produtores. A casca de sorvete é feita e assada no local. Já o copo comestível é feito de mandioca e também é reciclável.

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 391 – Pinheiros – São Paulo – SP

Orgânicos, sem conservantes e corantes

A Frida e Mina é uma sorveteria única e muito famosa no bairro de Pinheiros. Todos os ingredientes são orgânicos. Um dos diferenciais é que o sorvete não possui corantes e nem conservantes. A massa é leve e a casquinha é uma delícia. Vale a visita!

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 1147 – Pinheiros.

Italianíssimo

Caso queria uma experiência autêntica de gelato italiano, não deixe de visitar a Le Botteghe Di Leonardo. O local tem um clima agradável e social, além de oferecer diversos picolés diferentões em forma de coração.

Endereço: Rua Oscar Freire, 42, Jardins

Americanizado

Quando chegou ao Brasil, a sorveteria da Ben & Jerry’s causou alvoroço. O formato superamericano de sorvete é a pedida para quem busca aquele doce mais pesado e muito saboroso. No ponto físico da marca você encontra versões especiais dos tradicionais sabores vendidos nos supermercados e um ambiente descontraído para curtir com os amigos.

Endereço: Rua Oscar Freire, 957 – Jardins

View this post on Instagram

Hoje é 🍦Dia do Sorvete! 🍦 Você sabia que o Brasil, apesar de ser o maior país tropical e de ter altas temperaturas durante o verão fica atrás de países frios como a Suíça no consumo de sorvete? Para comemorar: que tal passar em nosso site e conferir um guia das cinco melhores sorveterias em São Paulo: consumidormoderno.com.br (link na bio) #sorvete #gelatto #icecream #doces #sobremesas #receitas #consumo #consumidormoderno

A post shared by Consumidor Moderno (@consumidormoderno) on


+GASTRONOMIA

Pizza e Brasil: uma história de amor! Confira nosso guia de pizzarias paulistanas
Gin: por que tão popular? Confira os melhores bares em SP para degustar a bebida
Frio pede fondue! 5 lugares para comer o prato em SP
No dia do hambúrguer, influenciadores listam seus lugares favoritos em SP