Power Analytics: Suas decisões já são orientadas por dados?

Na abertura do Seminário de Power Analytics, a importância do uso de dados no momento da tomada de decisão foi um dos destaques

Por: - 4 semanas atrás

analytics

Analytics é um tema diretamente ligado à importância cada vez maior dos dados. Para demonstrar a relevância desse assunto, Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão, conta que, há aproximadamente 17 anos, diante de graves problemas de orçamento, o dirigente Billy Beane, do Oakland Athletics, foi orientado a usar estatísticas de desempenho, encontrando grandes atletas, mas sem gastar muito. A estratégia funcionou: o time chegou à final e o conceito de analista de desempenho se disseminou. Hoje, a função está presente no beisebol, no futebol, no basquete.

Essa história pode funcionar como inspiração para as organizações, afinal, os dados podem ajudar as empresas a melhorar a própria performance, a modelar negócios de forma até então desconhecida. “A maior parte das pessoas aqui conheceu empresas que atuavam de forma reativa, ou seja, interpretando o passado e reagindo a ele. Hoje, é possível prever fatos e propor alternativas”, disse Meir.

Não por acaso, no Seminário de Power Analytics a ideia foi apresentar a forma como os dados podem gerar disrupção. “As maiores transformações vieram de observações de lacunas de mercado que eram obtidas a partir da intuição e hoje são comprovadas pelos dados”.