Cinco celulares minimalistas demais

No período de abril, maio e junho deste ano, foram vendidos mais de 852 mil feature phones

Por: - 2 meses atrás

celulares

Na contramão dos smartphones cheios de funções, algumas empresas focam na simplicidade. Celulares para idosos ou para quem quer ser mais desconectado desse mundo cibernético: existem opções para todos. Até grandes empresas miram alguns esforços em dispositivos com foco exclusivo na funcionalidade. Já as startups trazem dispositivos que só fazem ligações e enviam mensagens. Outros ainda tocam música e possuem GPS, mas sem acesso algum às redes sociais.

Em estudo, a IDC Brasil mostra que os celulares tiveram uma alta que não acontecia desde 2016. No período de abril, maio e junho deste ano foram vendidos mais de 852 mil feature phones. A alta representa um crescimento de 34% em relação ao segundo trimestre de 2018.

Esse tipo de dispositivo tende a agradar principalmente quem não quer levar uma bagagem de notificações em seu bolso para todos os lugares. Aqui separamos cinco dispositivos que são simplistas até demais, sem nenhum tipo de inovação tecnológica irreverente, mas com foco no design e na experiência diária

The Light Phone

Esse celular do tamanho de um cartão de crédito é fruto de um crowdfunding levantado para desenvolver o celular “mais leve” existente – em todos os sentidos. O Light Phone, em sua primeira versão, só fazia ligações e enviava mensagens. Já na segunda, com base no feedback dos usuários, foi desenvolvido um dispositivo que também toca músicas e possui GPS, mas de acordo com os desenvolvedores, ele nunca terá câmeras e acesso à redes sociais. Tudo é feito com base nos comentários dos contribuintes do projeto.

Celulares simples

Para compra-lo é preciso fazer uma contribuição na página oficial do dispositivo. Como projeto está em desenvolvimento, apenas um protótipo foi construído. É preciso atingir um valor mínimo para que a produção seja iniciada. Até agora, a empresa conseguiu arrecadar o dobro do esperado nas duas versões do Light.

Nokia 2720

A Nokia ainda mantém sua linha de maior qualidade reconhecida ativa: os feature phones. Telefones simples com teclado numérico e telas pequenas iguaizinhos aos que usávamos nos anos 2000.

O 2720 é um modelo flip com um design que lembra o popular V3 da Motorola. Ele opera com o sistema KaiOS e possui WhatsApp e Facebook em versões simplificadas. O celular também traz uma câmera de 2MP, possui roteador 4G e uma bateria extremamente durável de 1500mAh (principal qualidade dos telefones da Nokia)

Alcatel Goflip

Seguindo a tendência da Nokia, a Alcatel lançou o Go Flip, um telefone extremamente pequeno e barato. Apesar da falta de necessidade para tal, o telefone possui memória expansível até 32GB via cartão SD. Ele também carrega um processador poderoso, o Qualcomm Snapdragon 210, o que, em tese, melhoraria o desempenho de um celular flip típico que não é necessariamente conhecido por sua velocidade. Ele também funciona com o KaiOS.

Energizer E241

Esse modelo foi apresentado recentemente na IFA 2019 (maior evento de celulares do mundo). A Energizer propõe um telefone o mais simplista possível. Ele opera com KaiOS e possui suporte da Google Assistant para ajudar na escrita e outros comandos básicos. O Google Maps é outro feature interessante. A novidade é para aqueles que gostam da possibilidade de ter mais de uma operadora  no mesmo aparelho. Esse pequenino é DualChip e sua bateria é bem poderosa, com 1,900 mAh.

Spot X

Sabe o problema de não ter sinal em lugares remotos? O Spot X é um dispositivo no estilo militar que promete acabar com esse problema. Ele funciona com um teclado Qwerty e opera via satélite, o que permite que você se comunique com quem quiser mesmo na Antártida. O X também é identificado como um comunicador bidirecional e possui um botão de SOS. Através do sistema em satélite é possível mandar e receber as mensagens em qualquer lugar do globo. A tela não é colorida e seu design é hiperfocado em uma abordagem de escoteiros.


+CELULAR

Parceria inusitada: Xiaomi e Samsung se unem para produzir câmera poderosa

New Work Tribe e Slash/Career: o público do Galaxy Note 10

ASUS: Conheça o smartphone gamer mais poderoso do mundo