Procon-SP comunica consumidores sobre recall de motos BMW

BMW G 310 GS e G 310 R podem apresentar defeito no freio. Chamado envolve unidades fabricadas entre abril de 2017 e agosto de 2019

Por: - 3 semanas atrás

BMW Crédito: Divulgação BMW

Segundo o Procon-SP, a BMW iniciou um recall das motos modelos G 310 R e G 310 GS, fabricadas entre abril de 2017 e agosto de 2019. Os modelos podem apresentar problemas na pinça de freio.

O objeto em questão é o componente responsável pela fixação das pastilhas e pistões, além de ser a peça mais importante do sistema de frenagem.

No comunicado, a empresa informou que a exposição das motocicletas envolvidas a ambientes com salinidade elevada podem levar a corrosão nas pinças de freio, o que pode ocasionar restrições  na movimentação do êmbolo das pinças.

O defeito pode causar perda de eficiência de frenagem, não se descartando a possibilidade de acidentes fatais ou que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes da motocicleta.

Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, a BMW do Brasil deverá apresentar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários, inclusive  informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor, quando solicitados. Para isso, a empresa disponibiliza o telefone 0800 019 7097 com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Chassis envolvidos

G 310 R: de R853502 a R864286

G 310 GS: de R854703 a R874228

Para agendar uma verificação, os proprietários deverão entrar em contato com uma concessionária autorizada da marca. Analisada as condições da peça, se necessário, será realizada a substituição temporária das pinças de freio.

Segundo a BMW, as peças definitivas estão em processo de desenvolvimento e serão disponibilizadas, assim que prontas, através de um novo chamamento.

O Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil, para ter acesso a esses dados basta acessar o site.

+RECALL

Recall não é válido somente para automóveis

Qual o principal motivo do recall de carros no Brasil?

Secretaria Nacional do Consumidor lança plataforma sobre recall