Lego vai coletar peças velhas para que possam ser recicladas e reutilizadas

A empresa diz querer tornar seus produtos completamente sustentáveis ​​até 2030

Por: - 2 semanas atrás

Lego Crédito: Unsplash

A Lego lançou um programa piloto nos EUA onde os clientes podem enviar gratuitamente suas peças velhas e sem uso para a Give Back Box, uma empresa social que irá limpar e reembalar os brinquedos para serem doados para duas instituições sem fins lucrativos americanas: o Teach For America e o Boys & Girls Clubs of Boston.

O programa Lego Replay surgiu após uma pesquisa realizada pela própria empresa que mostrou que cerca de 35% dos seus clientes participariam de um programa de devolução, caso ele existisse.

A ideia não é eliminar a possibilidade das peças serem transmitidas de geração em geração, como já acontece entre familiares e amigos, mas considerando a durabilidade do produto clássico, esse seria um meio de reduzir o desperdício de plástico.

Para Monika Wiela, fundadora da Give Back Box, o maior desafio é limpar todas as peças sujas. Os tijolinhos serão coletados pela instalação da empresa no Alabama, onde os trabalhadores irão separar os quebrados dos bons, que por sua vez serão limpos até parecerem novos.

LEGO

Foto Unsplash

Além do impacto social e educacional causado pela doação dos objetos, há também o lado ambiental. Segundo Tim Brooks, vice-presidente de responsabilidade ambiental da Lego, a estimativa é de que o processo de reutilização economize 80% dos recursos necessários para criar novos tijolos.

A fabricante de brinquedos tem a intenção de tornar seus produtos completamente sustentáveis até 2030. No ano passado, a empresa lançou seu primeiro lote de peças fabricadas com plásticos biológicos à base plantas.

A iniciativa também foi aplicada em parques eólicos na Alemanha e no Reino Unido, que agora produzem mais energia renovável do que seus processos de produção necessitam para ser executados. Se tudo correr bem com a iniciativa, o programa Lego Replay será levado para outros países no próximo ano.


+ LEGO

Simplesmente Lego: veja o segredo da empresa para continuar inovando

LEGO cria versão em braille para estimular o aprendizado

LEGO FORMA: nova aposta da fabricante mira o público adulto