População mundial checa celular 63 vezes por dia; confira os países mais conectados

De acordo com estudo da Cuponation, 86% dos usuários aproveitam para verificar os aparelhos enquanto conversam com amigos e familiares

Crédito: Unsplash

Já percebeu quanto tempo você passa checando mensagens no celular ou nas redes sociais? O Cuponation, plataforma online e integrante da alemã Global Savings Group, levantou uma pesquisa para saber o quanto a população mundial se conecta com o celular e os maus hábitos que isso pode trazer para os usuários.
Segundo a empresa Bank My Cell, a média de verificação do celular por uma pessoa é de 63 vezes por dia – ou seja, o uso seria de 2,6 por hora e 22.995 vezes no ano.
Isso quer dizer que 86% desses usuários aproveitam para verificar os aparelhos enquanto conversam com amigos e familiares.
A mesma pesquisa ainda divulgou que 87% dos usuários ficam cerca de 1 hora navegando no telefone celular antes de dormir e 69% usam o aparelho durante cinco minutos, no mínimo, após acordar de manhã.
No Brasil, a última pesquisa sobre o assunto, realizada pela Nielsen Ibope, revelou que quase 50% dos brasileiros mexiam no dispositivo antes de dormir – hoje, a estimativa é que esse número tenha aumentado significativamente, resultado contrário ao que os médicos recomendam.

Problemas

O uso excessivo do smartphone antes de deitar pode causar consequências à saúde, pois a luz do aparelho faz com que nosso cérebro não entenda que é hora de dormir e, dessa forma, não libere a melatonina – hormônio responsável pela regulação do sono.
Os sintomas de desgaste podem ser falta de memória e atenção, estresse, cérebro muito ativo durante o sono (fazendo com que você acorde várias vezes e descanse menos), menor agilidade para resolver problemas, metabolismo desregulado e, em casos mais graves, ansiedade e depressão.
A média diária de uso de aplicativos no dispositivo móvel pelos brasileiros é de três horas, colocando o país na quinta posição do ranking dos que passam mais tempo conectados, de acordo com o relatório Estado de Serviços Móveis do App Annie.
O país que ocupa o primeiro lugar do ranking é a Indonésia, onde os habitantes chegam a ficar mais de quatro horas por dia no smartphone.


Confira o ranking dos cinco países mais conectados

1. Indonésia
2. Tailândia
3. China
4. Coreia do Sul
5. Brasil


LEIA MAIS 

Já ouviu falar de nomofobia? Se você não desgruda do telefone fique atento!

Uso excessivo de celular pelos jovens está associado a notas baixas e depressão

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS