10 aplicativos que ajudam a cuidar da saúde mental

Para desviar dos danos causados pelo excesso de informação, alguns apps procuram trazer mais foco e disciplina para o dia a dia de usuários

Por: - 4 semanas atrás

Saúde mental Foto Unsplash

Embora a tecnologia tenha trazido mudanças incríveis para a sociedade, o uso em excesso pode trazer mais estragos do que benefícios para a saúde física e mental – sobretudo se tratando do uso descomedido das redes sociais.

Por incrível que pareça, as distrações nos deixam mais infelizes. Matt Killingsworth, Ph.D. em psicologia, conta em seu TED Talk que pessoas que conseguem se concentrar em uma coisa de cada vez são muito mais satisfeitas com a vida do que as que são bombardeadas com informações.

VOCÊ VIU? Millennials: 95% dizem sofrer com Burnout

Para somar com essa informação, a revista Independent reuniu 6 aspectos da vida que podem ser afetados negativamente pelas redes sociais, e que muitas vezes não são notados conscientemente:


Um estudo feito pela Universidade da Pensilvânia mostrou que pessoas que reduzem o uso diário das redes sociais para 30 minutos ao dia se sentem significativamente melhores após um período de três semanas, relatando redução nos níveis depressão e solidão, inclusive entre os casos mais graves das doenças.

Como esse ajuste de tempo pode ser altamente benéfico para a saúde mental, reunimos nesta matéria 10 aplicativos que podem ajudar nessa tarefa. Confira:

1- Block & Focus e BlockSite:
Extensões para o Google Chrome e Mozilla Firefox, respectivamente, onde é possível personalizar sites a serem bloqueados por um determinado período de tempo. Ao tentar acessar essas páginas enquanto ativados, os programas substituem o site por uma mensagem motivacional. Podem ser usados tanto para produtividade quanto para controle de conteúdo para crianças. Outra opção que está disponível tanto para Windows quanto para Mac é o Mindful Browsing, que não apenas bloqueia sites, mas faz sugestões de hábitos mais saudáveis, como respiração consciente e caminhadas.

2- AdBlock:
Também é uma extensão essencial para o uso mais saudável da Internet, pois bloqueia todos os anúncios pagos em sites e redes sociais, reduzindo significantemente o número de informações que nos impactam na navegação. Ajuda, consequentemente, a criar melhores hábitos de consumo, pois a maior parte dos anúncios são provenientes de e-commerces.

3- Quality Time:
Aplicativo exclusivo do Android que promove um “detox digital”, monitorando tudo o que é feito em um dispositivo móvel durante um dia ou semana, gerando relatórios baseados nessas utilizações. Através dele o usuário consegue ter uma visão geral de quanto tempo é gasto em cada aplicativo, com gráficos e listas claras e objetivas. É possível, também, personalizar algumas configurações para que o aparelho efetue o bloqueio de determinados aplicativos após algum tempo de utilização diária.

4- Space: find your phone life balance:
Aplicativo/extensão desenvolvida para romper o vício por celular e computador. Foi classificado pelo Google Play como um dos aplicativos mais essenciais para o cotidiano. Com ele é possível rastrear hábitos diários de utilização da Internet, determinar seu perfil comportamental e estabelecer metas de quebra de vícios, com acompanhamento e compartilhamento de progresso diário. O app também fornece um curso de 8 dias que ajuda a solidificar essas mudanças de hábitos.

5- Brain.fm:
Aplicativo de música para Android, iOS e browser que usa conhecimentos de neurociência auditiva e inteligência artificial para personalizar uma lista de reprodução de músicas para obter foco, relaxamento ou sono. Segundo os desenvolvedores, leva aproximadamente 10 minutos para que o cérebro atinja os resultados desejados ao ouvir as playlists. O aplicativo é pago, mas possui versão de teste com 5 utilizações gratuitas.

6- Forest: stay focused:
Aplicativo para dispositivos móveis ou browser que foi eleito o melhor app de produtividade pela Google Play, além de ter sido indicado como melhor na categoria de impacto social em 2018. O Forest usa elementos de gamificação para manter o usuário longe das redes sociais enquanto precisa desenvolver uma tarefa. Ao iniciar o jogo, é plantada uma árvore, que vai crescendo, dando frutos e desbloqueando novas espécies à medida que você se mantém afastado do celular ou computador. Ao fechar o aplicativo, a árvore morre, e você é obrigado a recomeçar. Como se não fosse o suficiente, a desenvolvedora do jogo estabeleceu uma parceria com uma organização de plantio de árvores reais, que planta árvores à medida que os jogadores gastam moedas do jogo. Mais de 500 mil árvores reais já foram plantadas com base nos sucessos dos jogadores.

7- Pomodoro Timer Lite:
Certamente você já ouviu falar do método pomodoro, que permite o gerenciamento de tempo através de cronometragens de 25 minutos e pequenos intervalos. O Pomodoro Timer Lite é o aplicativo grátis de pomodoro mais bem avaliado da Google Play no momento, com 4,7 estrelas de aprovação. A app é leve e não possui anúncios, permitindo uma navegação limpa e sem distrações, onde é possível personalizar os intervalos de acordo com o seu perfil, com períodos curtos ou longos.

8- Happify:
Aplicativo que carrega diversas atividades, exercícios e jogos rápidos, desenvolvidos por especialistas em psicologia cognitivo-comportamental, para aumentar os níveis de felicidade. As estratégias oferecidas são comprovadas cientificamente, e seus desenvolvedores afirmam que 86% dos usuários se sentem mais felizes em dois meses de utilização do programa. O aplicativo também oferece meditações guiadas e rastreadores de progresso.

9- Headspace:
É um dos apps mais populares de meditação do momento, com exercício voltados para diferentes focos, como ansiedade, sono, crises emocionais, crescimento pessoal ou até mesmo meditações ativas, feitas durante corridas e caminhadas. Foi desenvolvido por um ex-monge budista, que ensina todos os passos da atenção plena, desde o básico ao avançado. O aplicativo promete resultados a partir de 10 dias de utilização, por ao menos 10 minutos ao dia.

10- Buddihfy:
Também é um app que fornece soluções baseadas em meditações diárias, com o diferencial de ter sido projetada para pessoas com rotinas muito corridas, que não conseguem encontrar tempo para meditar. Criaram um método chamado “meditação on-the-go”, que permite que o usuário atinja a atenção plena enquanto se desloca para o trabalho, ou enquanto desempenha diversas atividades do dia a dia, como ao fazer refeições, escovar os dentes ou ao despertar. As meditações duram de 4 a 30 minutos, e podem ser feitas por usuários inexperientes ou avançados.


+ NOTÍCIAS

Já ouviu falar de nomofobia? Se você não desgruda do telefone fique atento!
Quanto você pagaria pelos aplicativos que mais usa?
Aplicativos para um consumo mais consciente
Veja lista de apps para gestão de tarefas
Mudança de hábito: confira lista de aplicativos para monitorar comportamentos
Aplicativos que ajudam a combater medo de avião