A Embraer, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), promoveu o primeiro teste com avião autônomo no Brasil. Um protótipo do tipo Legacy 500 se movimentou sozinho no solo por um trajeto estabelecido e sem nenhuma interferência humana.
O sistema autônomo foi construído por pesquisadores da empresa e da universidade e conta com sensores a laser, GPS, câmeras e inteligência artificial.
O trajeto terrestre foi simulado diversas vezes no sistema antes da operação real em solo. A experimentação teve a participação de pilotos na cabine de comando para que interferissem se fosse necessário.
O sistema de inteligência artificial foi responsável pelos comandos de aceleração, direção e frenagem.”Nossa estratégia de desenvolvimento tecnológico em sistemas autônomos busca posicionar o país na vanguarda dos processos de inteligência artificial em diversas aplicações”, conta Daniel Moczydlower, vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer, em nota à imprensa.
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Projeto
Desde junho deste ano, pesquisadores da Embraer e da Ufes trabalharam juntos em modelos matemáticos e computacionais de automação, desenvolvimento de softwares, hardwares, kit de sensores a laser, GPS e câmeras para integração em sistemas na plataforma da aeronáutica.
O sistema autônomo de navegação terrestre foi testado em um simulador durante avaliações preliminares, antes da operação real. “Esse sucesso demonstra a excelência do que vimos desenvolvendo na Ufes nestes últimos dez anos nas áreas de veículos autônomos e inteligência artificial. Ele nos coloca mais uma vez na vanguarda científica nestas áreas no nível mundial “, afirmou o professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto.
Parceria
A parceria com a Ufes, no âmbito de pesquisa e desenvolvimento pré-competitivo, buscou acelerar o conhecimento das tecnologias de sistemas autônomos, por meio da implementação de processos mais ágeis de experimentação.
A proposta de desenvolvimento científico de sistemas aeronáuticos autônomos constitui um instrumento de pesquisa para aprendizado, capacitação e maturação das tecnologias antes da aplicação em produtos futuros ou desenvolvimento de novos segmentos de mercado.
A Embraer aposta no modelo de inovação aberta e mantém colaboração com dezenas de universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, dentre eles fundações de amparo à pesquisa dos estados de Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp) e Minas Gerais (Fapemig) para diminuir a distância entre a comunidade científica e as necessidades da indústria.
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