Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como grandes empresas escolheram seus nomes?

Como grandes empresas escolheram seus nomes?

Estudo, brincadeira ou acaso? Conheça as histórias por trás das nomenclaturas de grandes marcas nacionais e internacionais

Criar um nome para um empreendimento não é uma tarefa fácil. Escolher um simples termo que carregue toda a cultura da marca, de modo simples, curto, memorável e, pior: que não tenha sido usado anteriormente, pode acabar se tornando uma verdadeira epopeia para o empreendedor moderno.

LEIA TAMBÉM: Além do delivery! O que as pessoas pedem na Rappi?

De onde vieram os nomes das empresas grandes e influentes no mundo? Foram escolhidos de forma meticulosa, ou foram meros acidentes? Talvez uma homenagem a algum local, pessoa ou situação? Para matar essa curiosidade, separamos uma lista com as etimologias de alguns nomes de empresas e as histórias fascinantes que carregam por trás. Confira:


GOOGLE

O nome da empresa mais influente do mundo veio de um termo matemático, usado para designar o número 1 seguido de 100 zeros: Googol. Seria uma brincadeira com a quantidade de informações contidas no mecanismo de pesquisas que estava sendo desenvolvido. Contudo, o investidor-anjo da empresa assinou o nome “Google” por engano em um cheque, e essa nova nomenclatura acabou pegando.


APPLE

Steve Jobs revelou em sua biografia que o computador desenvolvido por sua equipe estava recebendo nomes bastante caretas como sugestão, como “Matrix Eletronics” e “Executek”, por exemplo, e ele estava completamente insatisfeito com isso. Por gostar muito de maçãs, Jobs sugeriu Apple Computers, que seria muito mais espirituoso e minimalista, e como ninguém mais sugeriu qualquer outra coisa até o final daquele expediente, o nome foi designado. Jobs contou, também, que “Apple” colocaria a empresa em frente à Atari na lista telefônica – ele havia trabalhado na Atari anteriormente, e queria estar na frente.


AMAZON

Assim como Steve Jobs, Jeff Bezos – fundador da empresa – queria que seu novo negócio começasse com a letra “a”, para aparecer no topo das listas alfabéticas. Bezos achou uma boa ideia usar o nome do maior rio do mundo – o Amazonas – nesta titulação, dando a entender que o tamanho de sua empresa seria, também, imensa em termos globais. Ele estava certo.


STARBUCKS

Starbucks era o nome de um personagem do clássico da literatura Moby Dick. Inicialmente, a empresa iria se chamar Pequod, o nome do navio-baleeiro do mesmo livro, mas o consultor da marca citou um estudo que mostrava que nomes que começam com “St” tendiam a ser poderosos. Mais tarde, ao observar um mapa, o fundador viu uma cidade chamada Starbo, e se lembrou do personagem do livro e da conversa com o consultor. Estava decidido o nome da empresa, que viria a se tornar a maior referência em cafeterias em todo o mundo.


TWITTER

O nome do projeto de microblog veio da própria palavra inglesa “twitter” que significa “gorjeio”, os sons que pássaros usam para se comunicar. Inicialmente, o nome deveria ser “Twttr”, inspirado na tendência do “Flickr”, mas foi simplificado para fins comerciais.


LEGO

É a fusão de duas palavras dinamarquesas, “leg” e “godt”, que significam, literalmente, “brincar bem”.


PEPSI

O nome vem da palavra grega de mesma pronúncia, que significa “digestão”. A ideia era apresentar uma bebida no estilo ‘cola’ que não apenas fosse gostosa, mas também – supostamente – mais saudável, energética e digestível do que as da concorrência.


HOTMAIL

Ao desenvolver o servidor de email, os criadores queriam encontrar um nome que terminasse com “mail”, e tiveram a ideia de juntar as letras que compõem “HTML” (uma das principais linguagens de programação) a ele, dando vida ao “Hotmail”. Hot, nesse sentido, em inglês, traz a ideia de novidade, algo inédito e que está “bombando”.


SONY

A corporação japonesa queria um nome que soasse bem no ocidente, e que pudesse ser escrito com letras romanas. “Sony” foi escolhido por unir a palavra “sonus”, que significa “som” em latim, e “sonny”, gíria usada no Japão na década de 50 para se referir a jovens inteligentes.


ASUS

A Asus pegou o seu nome do Pegasus, cavalo alado da mitologia grega que sobe a grandes alturas no céu, em altas velocidades. Os criadores queriam levar esse conceito à cultura dos produtos que estavam sendo desenvolvidos pela marca, e optaram por remover a primeira parte da palavra para ter um melhor posicionamento em listas alfabéticas.


SPOTIFY

Os fundadores da empresa, Daniel Ek e Martin Lorentzon, estavam fazendo uma rodada de brainstorming para decidir o nome da startup, e algum deles gritou “Spotify” aleatoriamente. Eles gostaram de como o nome soava, e como o domínio estava disponível para uso, acabaram registrando o nome. Hoje em dia, costumam associar a ideia à junção de “Spot” e “Identify” (“local” e “identificar”, respectivamente).


VIRGIN

O nome de um dos maiores conjuntos de empresas do mundo surgiu, curiosamente, porque seus fundadores se sentiam completamente “virgens” no mundo dos negócios, quando começaram. Inicialmente, a empresa era apenas uma loja de discos, que mais tarde virou gravadora e hoje lança foguetes no céu.


IKEA

O nome da empresa dos móveis impronunciáveis tem uma origem simples: são as iniciais do nome de seu fundador, Ingvar Kamprad, soletradas em inglês, e que também formam o som, em sueco, das primeiras letras da vila onde ele nasceu: Elmtaryd Agunnaryd.


ORACLE

Inicialmente, a empresa de desenvolvimento de software se chamava Software Development Laboratories, e “Oracle” era o nome de um projeto que seus fundadores estavam desenvolvendo para a CIA. Esse projeto misterioso se tratava de um banco de dados que era capaz de responder qualquer pergunta, sobre qualquer coisa, como um verdadeiro oráculo. Como o produto veio a se tornar o carro-chefe da empresa, o nome foi alterado, para uma melhor relação de marketing.


PETROBRÁS

É a simples junção de “petróleo” e “Brasil”, com a intenção de dizer que o petróleo é propriedade desta nação. Tem forte ligação com a mobilização popular das décadas de 40 e 50 em defesa do monopólio estatal do petróleo, que tinha como máxima “O petróleo é nosso”.


ANTARCTICA

Antes de entrar para o setor de bebidas, a Antarctica era uma fábrica de gelos, que posteriormente foi adquirida por um cervejeiro alemão. O nome foi dado em homenagem ao passado da fábrica, fazendo referência ao continente gelado e seus pinguins.


BRAHMA

Em 2017, um líder hindu causou polêmica no Brasil ao solicitar à Ambev que a cerveja “Brahma” tivesse seu nome alterado, por ser desrespeitoso à sua cultura e religião, cuja figura do Deus Brahma é sagrada. Contudo, a marca veio à mídia explicando que o nome não se trata de uma referência à espiritualidade hindu, e sim uma homenagem ao inglês Joseph Bramah, inventor da válvula de chopes. Como Joseph já havia registrado uma marca com seu sobrenome, a empresa brasileira apenas reposicionou a letra “h” para compor uma nomenclatura original.


HERING

É a palavra alemã que significa arenque, os dois peixes que são visíveis no logo, e simbolizam os dois irmãos que fundaram a empresa: Bruno e Hermann Hering.


MAGAZINE LUIZA

A gigante do varejo nacional recentemente incorporou uma identidade mais moderna à sua marca, a “Magalu”, para se tornar íntima com os consumidores. De qualquer forma, a empresa sempre teve a intenção de fazer o cliente se sentir parte da família, já que seu nome deriva de Dona Luiza Trajano Donato, a fundadora da Magazine Luiza.


+ NOTÍCIAS

Ranking elenca os países com a Coca-Cola maiscara. Brasil está em 43º
As marcas mais amadas do Brasil: conheça o top 10
Pesquisa mostra que marcas de cerveja não fazem boa comunicação com as mulheres
Imagem x realidade: o que as marcas estão transmitindo?


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]