Pesquisar
Close this search box.
/
/
Começar do zero ou remodelar o existente: o melhor caminho para a inovação

Começar do zero ou remodelar o existente: o melhor caminho para a inovação

O objetivo de uma ideia é resolver um problema, mas inovar vai além disso. Foi o que ensinou a designer de negócios Zuzana Maderová no Consumidor Moderno Experience Summit

O que é inovação? E em que situação a inovação mais bem construída revela todo o seu potencial? Todos usam inovação, e as definições variam de pessoa para pessoa. Na visão de Zuzana Maderová, designer de expansão e de negócios da Status Quack, é uma combinação de atenção, lucro e valor para partes interessadas. Esse balanceamento deve sempre ser considerado o núcleo de todo processo inovativo, conforme a executiva apresentou no Consumidor Moderno Experience Summit.
Zuzana citou diversos exemplos, como a Apple que conseguiu extrair valor de um produto rigorosamente comoditizado – os fones de ouvido. A gigante de Cupertino criou novo valor para o consumidor por meio dos ear pods, dando mais liberdade e melhorando a experiência de ouvir e interagir com os smartphones. Mais do que isso, redefiniu uma categoria, trazendo valor para um produto periférico (como aliás, é hábito da empresa).
A fintech Twisto, do mercado checo, também inovou no segmento de meios de pagamento. O Twisto foi desenhado para tornar mais simples a vida dos cidadãos checos, permitindo pagamentos via app em lojas online ou físicas. Combina a facilidade de controle dos recursos com a conveniência de uma carteira digital.
Zuzana destacou também a startup Shipvio, um marketplace para logística, voltado para aumentar o rendimento das companhias de frete. Por meio da plataforma, essas empresas podem utilizar seus veículos de forma mais eficiente, garantindo fretes, por exemplo, no retorno de uma entrega.
Mas quais são os desafios de inovar em corporações, considerando que a maior parte dos lançamentos do mercado advém das startups, via de regra.

O que podemos aprender sobre inovação a partir das fronteiras entre as indústrias e modelos de negócio? Podemos detectar tendências a partir de novas ideias?

INOVAÇÃO
Crédito: Douglas Luccena
Criando ondas de inovação

De acordo com Zuzana, as lideranças e times podem identificar tendências relevantes de tecnologia capazes de criar ondas para uma nova geração de inovação, bem como identificar os protagonistas dessa onda.
A executiva sugere um roadmap para que as corporações possam criar inovação de valor. Esse roadmap compreende questionar as áreas de pesquisa e desenvolvimento e inteligência sobre as novas tendências, criar um business case, procurar por soluções relevantes e destaque no mercado, adquirir/implementar, testar.
A consultoria EY, por exemplo, passou a trabalhar localmente em coworkings para aprender novas técnicas de produção de ideias, apartando o processo de inovação do negócio principal. A Skoda, montadora pertencente ao grupo Volkswagen, fez a mesma coisa com seu laboratório de novas ideias, tornando-o um negócio distinto e separado da companhia.
A inovação digital traz um escopo e um contexto a mais. Esse contexto obriga as empresas a buscar times compostos de pessoas com diferentes talentos para definir diversos objetivos de inovação para gerenciar soluções balanceadas.
É importante construir uma cultura de aprendizado e criatividade, reconhecendo os inovadores e encorajando a diversidade de pensamentos. É necessário também ter os criadores e os executores no mesmo time.
Fica evidenciado que Zuzana é adepta de técnicas clássicas de produção de inovação: abrir a empresa para outras influências, descontaminados da cultura sequencial, linear e ponto a ponto da organização tradicional e incorporar formas mais leves, líquidas e simultâneas de desenvolvimento de negócio, incorporando competências estranhas ou ausentes à empresa absorvida pela cultura e produtos existentes.
A Bolt by O2, empresa do grupo Telefônica que acelera e fomenta negócios, também adotou essa abordagem, ao acelerar startups com habilidades para navegar negócios voltados para tecnologias de última geração como o aproveitamento qualificado do 5G.
Criar uma ideia é mais arte do que ciência, mas a implementação é mais científica que artística. É necessário definir processos e indicadores, testar e aprender para que a ideia ganhe relevo e rendimento.

Crédito: Douglas Luccena

Desafios externos

Aspectos legais, o viés de curto prazo, o desenho competitivo do mercado. Estes são alguns dos obstáculos enfrentados pelas empresas incumbentes para propor inovação. Já as companhias de alto crescimento, por contraste, não se sentem limitadas por estas características que afetam suas competidoras tradicionais. Elas consideram todo o ecossistema, e procuram gerenciar diversos interesses conectados a partir do relacionamentos entre diversos stakeholders.
Dessa forma startups e scale ups criam maiores oportunidades tendo o propósito como guia. Elas se alinham no que chamamos de cenário “desajustado”, onde atores, empresas, desafiam as regras e processos regulares para propor um novo modelo de negócio, remodelando as propostas de valor existentes.

Metodologias para inovar com eficácia

Sempre houve e sempre haverá resistências à mudança, em qualquer empresa. A busca pela mudança, contudo, representa uma nova camisa de força que pode corromper – e não hackear – a essência do negócio.
Prototipar é sempre uma estratégia válida. Testar rápido de forma localizada e com pequena possibilidade de dano, para coletar aprendizados que identifiquem lacunas que possam ser preenchidas, bem como compreender de que forma consumidores e clientes criam expectativas a partir de ofertas diferentes – novos produtos, serviços e propostas de valor. Toda empresa precisa definir um propósito que não conflite com seu objetivo principal de gerar valor para assegurar a perenidade e o crescimento contínuo.


+ NOTÍCIAS

Praga: uma cidade inteligente em 2030 – a reinvenção do espaço público
A criatividade sistematizada e pronta para uso
Tire o colaborador do quadrado em que a vida o colocou

 
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]