Facebook testa aba com notícias e aviso para usuários que compartilharem fake news

Nova parte trará artigos e notícias personalizadas, de acordo com o hábito de leitura do usuário. Pacote também está direcionado ao combate de fake news

Crédito: Unsplash

Facebook anunciou um novo pacote de recursos para os usuários. Entre as novidades, a rede começa a testar uma aba com notícias e reportagens e um aviso para usuários que compartilharem notícias falsas. A novidade, por enquanto, está sendo testada nos Estados Unidos e será expandida nos próximos meses para as demais localidades.
De acordo com a empresa em comunicado à imprensa, a iniciativa é resultado de conversas da plataforma com organizações de mídia para saber o que eles gostariam de incluir, métricas que seriam disponibilizadas e o combate às fake news.

LEIA TAMBÉM: De onde vem a fé nas fakenews?

A partir disso, a aba de notícias conta com cinco ícones, como histórias do dia, escolhidas por um time de jornalistas, personalização, baseada nas notícias que o usuário lê, compartilha e nos veículos que segue, seções, com assuntos específicos como entretenimento, saúde, esportes, ciência e tecnologia, assinaturas, com serviços pagos de notícias ao Facebook para ter acesso mais rápido a artigos e controles, em que o Facebook vai permitir esconder artigos, tópicos e publicações que o usuário não quiser ver.
A iniciativa trará ainda notícias de veículos que fazem jornalismo local, em tempo real e especializado. O número de veículos que estão participando não foi divulgado e o Facebook afirma que novas publicações são adicionadas periodicamente.

Notícias falsas

O Facebook também divulgou um novo conjunto de recursos e a modernização de suas políticas direcionadas ao combate à disseminação de fake news. A partir de agora, a plataforma pretende identificar com mais clareza para os usuários materiais com conteúdos falsos ou controlados por órgãos estatais.
Fotos e vídeos falsos ou parcialmente falsos, inclusive stories no Instagram, serão marcados com etiquetas na parte superior, junto a um link com a explicação de um checador de fatos independente.
De acordo com a empresa, em nota à imprensa, se alguém tentar compartilhar postagens categorizadas como falsas no Facebook ou no Instagram, um pop-up será exibido indicando a classificação de “informação falsa”. A nova ferramenta também está em fase de teste e entrará em funcionamento ainda este ano para usuários no mundo todo.


LEIA MAIS

Estudo mapeia compartilhamento de fake news nas redes sociais

Facebook lança serviço de streaming com realidade aumentada

Senador americano defende a prisão do fundador do Facebook

Contatos de mais de 400 milhões de contas do Facebook vazam na internet






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS