As Gerações que começam a partir de Millennials são, estatisticamente, as grandes utilizadoras de tecnologias no presente, mas houve um crescimento significativo no consumo de inovações tecnológicas por parte dos grupos mais antigos – como X e Baby Boomers, por exemplo.
De acordo com uma pesquisa feita pela Pew Research, com base no público norte-americano, mais de nove em cada dez Millennials possuem smartphones, em comparação a 90% da Geração X, 68% dos Baby Boomers e 40% da Geração Silenciosa.
Crescimento inclusivo
Os Baby Boomers tendem a acompanhar os grupos X e Y na maioria das medidas de adoção de tecnologia. De acordo com a Pew Research, os Boomers agora têm muito mais probabilidade de possuir um smartphone do que tinham em 2011 (68% contra 25% na época).
Da mesma forma que as Gerações mais recentes, as anteriores buscam utilizar tecnologias novas e emergentes para aprimorar suas vidas diárias. Tendências como assistentes pessoais virtuais e recursos de voz se mostram bastante úteis e interessantes para grupos com maior dificuldade tecnológica.
Leia mais
Millennials, X, Z ou Alpha: a qual geração você pertence?
Resistência
Não surpreende que diferentes Gerações tenham níveis variados de interesse e aceitação à inovações. O estudo mostrou que, enquanto os grupos mais jovens se mostravam muito interessados e aceitavam todas as novas tendências tecnológicas, as Gerações mais antigas eram muito específicas quanto ao seu interesse em consumo de tecnologia.
Ao mesmo tempo em que as pessoas mais velhas não hesitam em utilizar o telefone para se comunicar, os mais jovens evitam o contato telefônico e abusam das mensagens de texto.
Outra diferença clara está na utilização de celulares e tablets para calendários e anotações em reuniões profissionais e estudos. Enquanto as Gerações Y e Z tendem a usar meios digitais para armazenar informações, os grupos mais antigos não abrem mão de papel e caneta, e podem ver os exemplos dos mais novos como rudes ou desrespeitosos.
Mapeamento tecnológico
A BrainBoxol elaborou uma pesquisa de múltiplas fontes que mapeou as principais estatísticas de como as diferentes Gerações se relacionam com as tecnologias atuais:
Características: forte trabalho ético, autossuficientes, competitivos e comunicativos
Principal produto tecnológico: televisão
Meio de comunicação: telefone
85% possuem celulares
65% possuem computadores
7% possuem leitores de ebook
4% possuem tablets
34% checam a Internet para comparar valores durante uma compra
20% acreditam que as redes sociais afetam como as pessoas nos veem
12% acreditam que é apropriado navegar na Internet e trocar mensagens de texto durante expedientes de trabalho
Características: adaptáveis, empreendedores, pensadores, independentes, céticos e pragmáticos
Principal produto tecnológico: computador pessoal
Meio de comunicação: email e telefone
92% possuem celulares
69% possuem computadores
63% possuem console de videogame
5% possuem leitores de ebook
5% possuem tablets
45% checam a Internet para comparar valores durante uma compra
23% acreditam que as redes sociais afetam como as pessoas nos veem
14% acreditam que é apropriado navegar na Internet e trocar mensagens de texto durante expedientes de trabalho
Características: versados em tecnologia, diversos, criativos, flexíveis, confiantes e altamente tolerantes
Principal produto tecnológico: tablet e smartphones
Meio de comunicação: redes sociais e aplicativos de mensagens
95% possuem celulares
57% possuem computadores
63% possuem console de videogame
5% possuem leitores de ebook
5% possuem tablets
56% checam a Internet para comparar valores durante uma compra
31% acreditam que as redes sociais afetam como as pessoas nos veem
18% acreditam que é apropriado navegar na Internet e trocar mensagens de texto durante expedientes de trabalho
Características: autoconscientes, inovadores, intelectualmente educados, ainda mais diversos que Millennials e querem fazer a diferença
Principal produto tecnológico: VR, AR, impressoras 3D e carros autônomos
Meio de comunicação: dispositivos móveis e smartwatches
74% já utilizaram AR
41% já utilizaram VR
42% acreditam que as redes sociais afetam como as pessoas nos veem
6% acreditam que é apropriado navegar na Internet e trocar mensagens de texto durante expedientes de trabalho
Leia também
Solução Aspect Via chega ao Brasil e facilita adoção da tecnologia em nuvem
Outros dados sobre as Gerações
- Mais de 74% dos Millennials acreditam que as novas tecnologias facilitam suas vidas, em comparação a 31% da Geração X e apenas 18% dos Baby Boomers. (Fonte: Nielsen)
- As Gerações mais velhas podem ficar confusas com as palavras que seus filhos usam para descrever seus empregos. (Fonte: Entrepeneur)
- A idade média dos trabalhadores em empresas de tecnologia bem-sucedidas está bem abaixo dos 35 anos. (Fonte: Payscale)
- Desenvolvedores iOS, estagiários de mídias sociais, designers UX e arquitetos de big data praticamente não existiam há 10 anos. (Fonte: Entrepeneur)
- 24% dos Millennials acreditam que o uso da tecnologia é o que torna a sua Geração única, seguidos por música e cultura pop (11%) e liberdade e tolerância
- (7%). Por outro lado, os Boomers classificaram a “ética do trabalho” como a característica mais definidora de sua Geração. (Fonte: Nielsen)
+ NOTÍCIAS
Aplicativos e jogos mais baixados pelos Millennials
Estudo aponta que Geração Z é a mais criativa até hoje
Geração digital: eles praticam o que pregam?