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Como as gerações se relacionam com a tecnologia?

Como as gerações se relacionam com a tecnologia?

Faixas etárias distintas usam diversos meios de comunicação. Pesquisas mapeiam estes múltiplos perfis, e apontam como cada um deles se relaciona com as tecnologias modernas

As Gerações que começam a partir de Millennials são, estatisticamente, as grandes utilizadoras de tecnologias no presente, mas houve um crescimento significativo no consumo de inovações tecnológicas por parte dos grupos mais antigos – como X e Baby Boomers, por exemplo.
De acordo com uma pesquisa feita pela Pew Research, com base no público norte-americano, mais de nove em cada dez Millennials possuem smartphones, em comparação a 90% da Geração X, 68% dos Baby Boomers e 40% da Geração Silenciosa.

Crescimento inclusivo

Os Baby Boomers tendem a acompanhar os grupos X e Y na maioria das medidas de adoção de tecnologia. De acordo com a Pew Research, os Boomers agora têm muito mais probabilidade de possuir um smartphone do que tinham em 2011 (68% contra 25% na época).
Da mesma forma que as Gerações mais recentes, as anteriores buscam utilizar tecnologias novas e emergentes para aprimorar suas vidas diárias. Tendências como assistentes pessoais virtuais e recursos de voz se mostram bastante úteis e interessantes para grupos com maior dificuldade tecnológica.


Leia mais

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Resistência

Não surpreende que diferentes Gerações tenham níveis variados de interesse e aceitação à inovações. O estudo mostrou que, enquanto os grupos mais jovens se mostravam muito interessados e aceitavam todas as novas tendências tecnológicas, as Gerações mais antigas eram muito específicas quanto ao seu interesse em consumo de tecnologia.
Ao mesmo tempo em que as pessoas mais velhas não hesitam em utilizar o telefone para se comunicar, os mais jovens evitam o contato telefônico e abusam das mensagens de texto.
Outra diferença clara está na utilização de celulares e tablets para calendários e anotações em reuniões profissionais e estudos. Enquanto as Gerações Y e Z tendem a usar meios digitais para armazenar informações, os grupos mais antigos não abrem mão de papel e caneta, e podem ver os exemplos dos mais novos como rudes ou desrespeitosos.

Mapeamento tecnológico

A BrainBoxol elaborou uma pesquisa de múltiplas fontes que mapeou as principais estatísticas de como as diferentes Gerações se relacionam com as tecnologias atuais:


gerações

Características: forte trabalho ético, autossuficientes, competitivos e comunicativos

Principal produto tecnológico: televisão

Meio de comunicação: telefone

85% possuem celulares

65% possuem computadores

7% possuem leitores de ebook

4% possuem tablets

34% checam a Internet para comparar valores durante uma compra

20% acreditam que as redes sociais afetam como as pessoas nos veem

12% acreditam que é apropriado navegar na Internet e trocar mensagens de texto durante expedientes de trabalho


Características: adaptáveis, empreendedores, pensadores, independentes, céticos e pragmáticos

Principal produto tecnológico: computador pessoal

Meio de comunicação: email e telefone

92% possuem celulares

69% possuem computadores

63% possuem console de videogame

5% possuem leitores de ebook

5% possuem tablets

45% checam a Internet para comparar valores durante uma compra

23% acreditam que as redes sociais afetam como as pessoas nos veem

14% acreditam que é apropriado navegar na Internet e trocar mensagens de texto durante expedientes de trabalho


gerações
Foto Shutterstock

Características: versados em tecnologia, diversos, criativos, flexíveis, confiantes e altamente tolerantes

Principal produto tecnológico: tablet e smartphones

Meio de comunicação: redes sociais e aplicativos de mensagens

95% possuem celulares

57% possuem computadores

63% possuem console de videogame

5% possuem leitores de ebook

5% possuem tablets

56% checam a Internet para comparar valores durante uma compra

31% acreditam que as redes sociais afetam como as pessoas nos veem

18% acreditam que é apropriado navegar na Internet e trocar mensagens de texto durante expedientes de trabalho


gerações
Foto Unsplash

Características: autoconscientes, inovadores, intelectualmente educados, ainda mais diversos que Millennials e querem fazer a diferença

Principal produto tecnológico: VR, AR, impressoras 3D e carros autônomos

Meio de comunicação: dispositivos móveis e smartwatches

74% já utilizaram AR

41% já utilizaram VR

42% acreditam que as redes sociais afetam como as pessoas nos veem

6% acreditam que é apropriado navegar na Internet e trocar mensagens de texto durante expedientes de trabalho


Leia também

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Outros dados sobre as Gerações

  • Mais de 74% dos Millennials acreditam que as novas tecnologias facilitam suas vidas, em comparação a 31% da Geração X e apenas 18% dos Baby Boomers. (Fonte: Nielsen)
  • As Gerações mais velhas podem ficar confusas com as palavras que seus filhos usam para descrever seus empregos. (Fonte: Entrepeneur)
  • A idade média dos trabalhadores em empresas de tecnologia bem-sucedidas está bem abaixo dos 35 anos. (Fonte: Payscale)
  • Desenvolvedores iOS, estagiários de mídias sociais, designers UX e arquitetos de big data praticamente não existiam há 10 anos. (Fonte: Entrepeneur)
  • 24% dos Millennials acreditam que o uso da tecnologia é o que torna a sua Geração única, seguidos por música e cultura pop (11%) e liberdade e tolerância
  • (7%). Por outro lado, os Boomers classificaram a “ética do trabalho” como a característica mais definidora de sua Geração. (Fonte: Nielsen)

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