Tendências de cores para design e tecnologia em 2020

2020 marca o início de uma nova década. Quais serão as tendências de cores para este ano, e qual é a ciência por trás dessas escolhas?

Por: - 6 dias atrás

cores Foto Unsplash

Um novo ano já está chegando, e isso significa que as empresas estão focadas nas próximas tendências de cores que vão marcar (principalmente) as áreas de design, marketing, decoração e moda.

Explosão neon

As cores estão presentes em tudo, e ajudam a moldar as nossas experiências. Nos últimos anos vimos uma ascensão de cores vivas e explosivas, sobretudo roxo, pink e cores neon, muito presentes em ícones e interfaces de aplicativos.

Um dos motivos para essa onda pode ser explicado pela alta competitividade do mercado: em um mundo abarrotado de informações tecnológicas, captar a atenção do usuário em uma fração de segundo pode ser uma estratégia vital.

As cores vibrantes são percebidas muito mais rapidamente do que as neutras, e esse fator ajuda designers a comunicar suas mensagens de produto com mais agilidade e eficiência.

Além disso, as cores elétricas também passam sensações futuristas aos clientes, dando a ideia de que as marcas são modernas, conectadas e atuais.

cores

Foto Unsplash


Exemplos de aplicativos que usam roxo em seus ícones em 2019:

INSTAGRAM √

OI √

VIVO √

TWITCH √

CABIFY √

NUBANK √

YAHOO! √

EASYNVEST √

FEDEX √

SYFY √

GNT PLAY √


cores

Foto Unsplash

Tendências para 2020

O blog da Canva – a maior plataforma online de design do mundo – publicou uma pesquisa com grandes designers dos EUA sobre suas previsões de futuro para as cores dominantes de 2020.

A marca de tintas Dunn-Edwards Paints também lançou seu relatório de previsões para o próximo ano, assim como a Coloro – instituto que decodifica as cores visíveis ao olho humano e as sistematiza em esquemas lógicos.

As três pesquisas foram unânimes em afirmar que a cor de 2020 será o verde. As pautas ambientais estão com tudo no momento, e devem influenciar enormemente as marcas do próximo ano, com todas as tonalidades da cor presentes na natureza.

O excesso de tecnologia tem nos sobrecarregado e nos deixado cada vez mais estressados, logo, os tons naturais devem surgir para trazer, também, um pouco de alívio e sintonia com a vida real.

Os azuis claros também estarão presentes pelo mesmo motivo. Dee Schlotter, gerente sênior de cores das tintas PPG, comentou em uma entrevista à Forbes:

“Quanto mais rápida a tecnologia se move, e mais conveniente ela se torna, mais as pessoas procuram experiências e lifestyles que transmitam calma e verdade em suas vidas. A necessidade de simplicidade e escapismo da tecnologia é, em parte, a razão pela qual os consumidores desejam os azuis das porcelanas chinesas, que nos aproxima de elementos naturais como o mar e o céu – trazendo serenidade para qualquer espaço.”

A Coloro aponta que o principal verde do ano será o Neo-Mint, ou o verde pastel, que tomará o lugar do Millennial Pink (aquele dos cases de iPhone), mantendo a popularidade dos tons suaves, mas os direcionando à pegada eco-friendly.

Segundo Dora Blaskievich, CEO da empresa de design e branding Charm Creative, a tendência natural já começou em 2019 e vai apenas reverberar no ano que vem:

“A tendência da natureza tem sido muito forte no design gráfico em 2019, com muitos cremes, marrons e verdes vistos nas publicações do Instagram. Há também um forte foco nas plantas, em coisas aconchegantes e ilustrações de flores delicadas, que serão usadas como elementos de design. Eu não acredito que essa tendência vá desaparecer tão cedo.”

Foto Unsplash

Da mesma forma, outras cores que remetem à natureza deverão aparecer em peso, como o laranja, mostarda, marrom e ameixa. Dentro das cores elétricas, o roxo e o rosa deverão dar espaço para os aquáticos turquesa neon e verde-água.

Escala Pantone

Em setembro deste ano, a Pantone – maior autoridade mundial em cores –lançou a sua tabela de previsões com foco no mundo da moda.

Seus apontamentos seguem uma curva um pouco diferente do design, mas nem tanto assim: as colorações para a primavera e verão de Nova Iorque serão aquelas que expressam sentimentos de aconchego familiar, amizade e relações próximas. Laranjas, amarelos, vermelhos e azuis aparecem em destaque, trazendo uma atmosfera calma e retrô, pois forma muito presentes nas decorações das casas americanas na década de 70.

O foco para a moda, enfim, não está na natureza, mas também haverá a busca pelo escapismo digital, com uma energia amistosa e serena.

JÁ SEGUE A CONSUMIDOR MODERNO NO INSTAGRAM?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Tendências de cores para design e tecnologia em 2020: 2020 marca o início de uma nova década. Quais serão as tendências de cores para este ano, e qual é a ciência por trás dessas escolhas? #pantone #cores #tendencias #futuro #canvas #2020 #tecnologia #noticias #novidades

Uma publicação compartilhada por Consumidor Moderno (@consumidormoderno) em


+ NOTÍCIAS

Astrologia: uma nova tendência de consumo?
Pets: confira as maiores tendências dessa indústria