McLanche Feliz: qual o seu brinde inesquecível?

Kit infantil do McDonald’s completa 40 anos de história com exposição especial em SP. A CM listou alguns dos brinquedos mais emblemáticos destas quatro décadas. Confira

Se você alguma vez decidiu pedir um McLanche Feliz no McDonald’s já parou para pensar se foi pelo lanche ou pelos brindes? A verdade é que o combo infantil popularizado pela gigante de fast food tem atraído adultos e crianças ao longo dos últimos 40 anos.
Agora, para comemorar as quatro décadas de história do kit que vem na caixinha, a rede decidiu preparar uma série de comemorações ao redor do mundo.
No Brasil, o público poderá fazer uma verdadeira viagem no tempo e rever alguns dos brindes mais disputados (e inesquecíveis). Até o dia 17 de novembro a nova unidade conceito do McDonald’s, o Méqui, na Avenida Paulista, vai sediar a exposição em clima de revival.

VOCÊ VIU? Méqui 1000: 5 highlights do milésimo McDonald’s

“Nossa marca conectou e conecta gerações  e as ações que preparamos têm como objetivo celebrar os bons momentos que vivemos no McDonald´s, especialmente num ano em que completamos 40 anos de Brasil. Além dessa celebração histórica, neste ano também anunciamos importantes evoluções nas combinações do McLanche Feliz, trazendo mais frutas e verduras nas opções”, afirma Rozália Del Gáudio, Diretora de Comunicação Corporativa da divisão Brasil da Arcos Dorados, responsável pela operação da marca.
Além da mostra, o Mcdonald’s também prepara uma série de ações de social media para que os internautas compartilhem lembranças.

Mas afinal, como surgiu o McLanche Feliz?

Mas quando se fala em McLanche Feliz não há como não citar duas figuras emblemáticas. A funcionária Yolanda Fernández de Cofiño e Bob Bernstein, fundador e diretor executivo da agência Bernstein-Rein.
Na década de 70, foi Yolanda quem teve a ideia de criar o Menu Ronald em Chicago: um kit com hambúrguer, batatas fritas e um sundae, oferecido especialmente para mães. Deu tão certo que o McDonald’s decidiu apostar na ideia e convocou Bernstein para desenvolver o conceito do produto.
Já em 1977 começou uma demanda de famílias que gostavam da rede de fast food, mas que queriam melhorar a experiência com seus filhos. Foi aí que o publicitário teve a ideia de desenvolver uma solução no cardápio voltada aos pequenos e o melhor: que viesse em uma caixinha colorida.
Deu tão certo que a chamada “Happy Meal” foi apresentada ao público e divulgada na televisão em outubro daquele ano. O combo de sucesso era o já conhecido hambúrguer, batatas fritas pequenas, na época um pacote de biscoitos e um presente surpresa, além da bebida.

Polêmica

Anos mais tarde, em julho de 2011, o McDonald’s sentiu a pressão popular em função de seus lanches supergordurosos e anunciou que faria do seu kit para os pequenos uma refeição mais saudável: a versão redesenhada do McLanche Feliz vinha com menos batatas fritas e maçãs, como complemento.
No mesmo ano, o Procon multou o McDonald’s em 3.192 milhões de reais. Na época a alegação era de que a rede utilizava os brinquedos para poder comercializar os lanches, já que as crianças acabavam se interessando mais pelos brinques do que pelos sanduíches.
A denúncia veio do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, uma organização não governamental que trabalha com o consumo infantil.
E falando de McLanche Feliz, qual o seu brinde inesquecível? Corre pro nosso Instagram e conta para gente!


Separamos abaixo alguns dos mais famosos. Confira:

O mundo colorido de Super Mario

Os bichos de pelúcia de Looney Tunes

Todos os personagens do clássico Snoopy

Os bichos de pelúcia da coleção Leve seu filhote

A turma do clássico da Disney Procurando Nemo


 


SERVIÇO:

Méqui: Avenida Paulista, 810

Até o dia 17 de novembro


+ MCDONALD’S

McDonald’s testa novo sanduíche à base de plantas
Qual foi a atitude do Burger King durante o McDia Feliz na Argentina?
McDonald’s disponibiliza pagamento por QR code

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS