Em um mundo dinâmico, acelerado e repleto de inovações, a publicidade precisa se reinventar a cada dia para que marcas possam se manter à frente ano após ano.
O mercado de Ad Techs – tecnologias digitais voltadas para marketing e propaganda – já tem grandes novos aliados em seu time, como a inteligência artificial, realidade aumentada, IoT, pagamentos e bancos digitais e marketplaces.
Dados atuais
A publicidade programática – baseada em automação – já se tornou o principal método de aquisição de mídia digital. De acordo com o instituto de pesquisa eMarketer, quase 88% de todos os dólares em anúncios de exibição digital dos EUA serão feitos de forma programática até 2021.
Hoje, o Google e o Facebook se mantém como os principais meios de publicidade digital. A eMarketer aponta que 35,1% dos anúncios pagos são programados no Google, contra 20,8% do Facebook. Em terceiro lugar aparece a Amazon, contendo 7% do mercado, tendo começado a implementar novos recursos de publicidade em 2019.
De acordo com o relatório Global Ad Trends do início deste ano, Google e Facebook monopolizam o mercado de anúncios digitais graças aos dados de perfis de consumo que fornecem às marcas, além da enorme facilidade com que se pode programar conteúdos pagos nestas plataformas.
Mais recursos, mas mais restrições
Tantas tecnologias novas no mercado não apenas oferecem aos profissionais de marketing mais opções para trabalhar, mas também uma experiência mais atraente e personalizada para os consumidores.
Os antigos anúncios de TV segmentavam os usuários com base apenas em dados demográficos. Hoje é possível entender o perfil dos consumidores de forma muito mais detalhada, e oferecer produtos mais relevantes de acordo com cada perfil.
Mas, além de abordagem que permite personalizações, a publicidade também deverá ser impactada pelas novas leis de privacidade e segurança do cliente, graças às leis de segurança de dados, que se tornam cada vez mais rigorosas.
Tendências futuras
A MarTech Advisor e a Adobe publicaram dados que ajudam a compreender como será o mercado de publicidade e marketing de 2020 e além. Confira:
1.INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A AI e o aprendizado de máquina são os melhores fatores atuais para a personalização, pois ajudam a filtrar enormes volumes de dados em tempo real, encontrando padrões, prevendo resultados e sugerindo melhores ações para cada cliente, facilitando a sua jornada de compra. A escala, a velocidade e a inteligência que a IA pode trazer para o processo de marketing são simplesmente impossíveis de se reproduzir com seres humanos.
2. CAMPANHAS “DIGITAL OUT OF HOME”
Mais conhecidas como DOOH, as campanhas digitais externas já tomaram os pontos de ônibus e relógios digitais de grandes cidades, e devem começar a se mover cada vez mais para centros urbanos menores, além de receber dados programáticos.
3. ANÚNCIOS POR VOZ
Os anúncios ativados por voz irão além dos dispositivos inteligentes domésticos, como a Alexa. Milhões de pessoas ao redor do mundo já conversam com inteligências artificiais baseadas em voz, que deverão começar a ser capazes de sugerir produtos e propagandas com base em publicidade programática.
4. WEARABLES
Os wearables atuais, como os smartwatches, já coletam dados sobre localização, estilo de vida, e métricas de saúde de seus usuários. À medida que este mercado cresce, a publicidade programática terá sua capacidade de rastrear, monitorar e otimizar campanhas potencializadas com base nos dados fornecidos pelos relógios inteligentes.
5. STREAMING
Espera-se que os serviços de streaming cresçam ainda mais nos próximos anos, à medida que mais e mais pessoas se afastam da TV tradicional. O eMarketer prevê que, até 2022, 60,1% de todos os usuários de TV dos EUA usarão plataformas de streaming pelo menos uma vez por mês. Desta forma, será um recurso poderoso para a transmissão de propagandas e banners de publicidade.
6. INTERNET 5G
A alta largura de banda da Internet 5G não apenas permitirá que sites ou vídeos sejam carregados mais rapidamente, mas que o ecossistema das Ad Techs tenha desempenhos mais rápidos, fornecendo ou colocando anúncios nas mídias certas, no momento certo, com velocidade extremamente rápida.
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