A forma como os consumidores das mais variadas gerações – Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z – interagem e se relacionam devem ser levadas em consideração pelas marcas em suas estratégias e posicionamentos. Cada geração tem suas características, e conhecer, entender e atender a essas diferenças pode ser crucial para uma marca se destacar em um mercado saturado. Conheça abaixo as principais características de cada geração e veja casos de empresas que adaptaram suas estratégias para atingir públicos específicos:
BABY BOOMERS
A geração nascida entre o fim da Segunda Guerra Mundial e meados dos anos 60 viu surgir o movimento hippie e a corrida espacial. Sua visão de mundo foi moldada pela televisão e hoje é a geração que mais consome meios tradicionais de comunicação, como TV, rádio, revista e jornais. Mas esqueça os estereótipos. Os boomers também são usuários vorazes da internet e sua presença nas redes sociais vem crescendo mais rapidamente do que gerações mais novas, segundo pesquisa da Pew Research Center. Como consumidores, os baby boomers são leais às marcas tradicionais e relutam em testar novidades. Embora façam compras online regularmente, priorizam o envolvimento pessoal das lojas tradicionais. Segundo pesquisa da Salesfloor, 84% preferem comprar em lojas físicas, e 67% relatam que, se um item desejado está disponível online ou em uma loja próxima, preferem comprá-lo em seu revendedor local do que encomendar online.
Foto Pixabay
De olho no mercado da terceira idade
Para aumentar as vendas online entre os consumidores desta geração, o Taobao, marketplace chinês que faz parte do conglomerado Alibaba, lançou uma versão personalizada do seu app para usuários mais velhos. O objetivo é capturar as compras da crescente população idosa chinesa, de acordo com o site Tech Wire. Para incentivar a adesão da população que não é nativa digital, o app foi projetado para ser mais simples e com menos poluição visual, facilitando a navegação de usuários mais velhos. Ele também pode ser vinculado à conta de um dos filhos do usuário, permitindo que ele pague pelas compras online dos pais.
GERAÇÃOX
A geração pós-baby boomers, das pessoas nascidas entre 1966 e 1981, teve a infância e adolescência marcada pelo fim do movimento hippie, o surgimento do punk, da disco music, da MTV e crises econômicas ao redor do mundo. No Brasil, é a geração que nasceu sob a ditadura militar. Quando o mundo digital apareceu, a Geração X já fazia compras em lojas físicas há anos. De acordo com estudo da eMarketer, o fato mais notável sobre a Geração X é a extrema lealdade às marcas em que confiam, fora o fato de estarem dispostos a pagar mais por seus produtos. No entanto, estão menos interessados em experimentar novas marcas em comparação com os consumidores mais jovens. Segundo o Google, a nostalgia é um grande atrativo para usuários da Geração X em relação ao YouTube. De acordo com a gigante, 75% dos integrantes desta geração usam a plataforma para assistir a vídeos de eventos do passado, como comerciais antigos e eventos da cultura pop. As marcas que exploram a nostalgia em sua estratégia conseguem se conectar melhor com este público.
Explorar a nostalgia é lucrativo
A Nintendo, por exemplo, relançou em 2016 o seu console NES, originalmente lançado em 1983. O NES Classic Edition foi um sucesso tão grande que, em junho de 2018, registrou mais vendas nos EUA do que o Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch, segundo o site The Verge.
MILLENNIALS
A geração que nasceu entre 1982 e 1999 faz a ponte entre o mundo pré-internet e o conectado. Seus integrantes mais velhos entraram no mercado de trabalho no início dos anos 2000 e muitos sofreram com o colapso econômico de 2008. É a geração que protagonizou o crescimento das startups, o surgimento das redes sociais, a flexibilização da jornada de trabalho e a digitalização da informação. Os millennials revolucionaram a forma com que bens e serviços passaram a ser comercializados, ficando indiferentes às estratégias tradicionais de marketing e decidindo o que comprar, o que comer e para onde ir com base em fotos do Instagram, recomendações de amigos ou reviews em fóruns online. Essa geração preza pela conveniência das compras online e das entregas rápidas e também pela personalização da experiência de consumo.
Personalização e praticidade
Um exemplo de marca que tem o millennial como foco de sua estratégia é a Birchbox. A empresa foi uma das primeiras a apostar no segmento de assinatura online para enviar mensalmente caixas personalizadas com amostras de produtos de beleza para as assinantes. Neste modelo, reúne algumas das principais características demandadas pelos millennials em uma marca: personalização, exclusividade, comodidade e baixo custo.
GERAÇÃO Z
A Geração Z tem a internet em seu DNA. É a primeira que já nasceu conectada e não conheceu o mundo sem internet. Cresceu assistindo ao YouTube, consumindo vídeos curtos e sendo impactada por influenciadores digitais. Segundo a pesquisa The State of Gen Z, publicada pela Business Insider, os membros da Geração Z valorizam a transparência, a autenticidade e a responsabilidade social das marcas. Além disso, buscam por produtos e mensagens que refletem a realidade, e não um comercial de margarina. Saem os filtros do Instagram e entram os vídeos sem edição e de “cara lavada” do TikTok. por exemplo.
Marcas jovens, nativas digitais, que prezam pela transparência e pela preocupação com a cadeia de produção e responsáveis socialmente são admiradas pela Geração Z. É o caso da TOMS, marca de sapatos alpargatas que, para cada item vendido em sua loja, um item igual é doado para regiões carentes ao redor do mundo.
GERAÇÃO ALPHA
A mais recente geração compreende crianças nascidas a partir de 2010. Os filhos dos millennials usam smartphones e tablets naturalmente desde o berço e não sabem ou podem imaginar como era a vida sem eles. O uso de comandos de voz é intuitivo e a interação com assistentes virtuais e inteligência artificial é natural. A experiência online/offline é totalmente integrada. Influenciado pelos pais millennials e pelos ícones da Geração Z, esse grupo é caracterizado por valores éticos e de inclusão social. De acordo com a J. Walter Thompson Intelligence, marcas como Mattel já estão adotando esses princípios para atrair a geração Alpha. Em setembro de 2019, a fabricante da Barbie anunciou que lançaria o primeiro boneco de gênero neutro para acomodar as mudanças de mentalidade das novas gerações em relação ao gênero.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
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2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
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Revogação do consentimento
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Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
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POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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