Pesquisar
Close this search box.
/
/
Aparelhos e dispositivos que devem moldar as casas inteligentes do futuro

Aparelhos e dispositivos que devem moldar as casas inteligentes do futuro

As últimas novidades do mercado de utensílios domésticos, aliadas aos assistentes de voz, trazem spoilers de como viveremos em nossas casas no futuro

A chegada da assistente virtual Alexa e do Google Home no Brasil foram os primeiros passos para tornar nossas casas mais inteligentes e conectadas.
Já dá pra perceber que as casas do futuro serão um pouco diferentes das que temos hoje, pois a Internet 5G a Internet das Coisas (IoT) vão abrir portas para muitas novas opções – que, por enquanto, podemos apenas especular.
Para se ter ideia muitas funções domésticas já podem ser integradas a partir de serviços de nuvem, que possibilitam que objetos possam ser controlados à distância.
De acordo com a Techcrunch, em 2018 cerca 40 milhões de americanos já possuíam ao menos um tipo de alto-falante inteligente em suas casas. Este número, agora, chegou a 66,4 milhões, o que corresponde a mais de um quarto da população. A estimativa é que existam até 8 bilhões de assistentes de voz digital em uso até 2023.

Spoilers do futuro

Ninguém pode prever o futuro com 100% de precisão, mas já é possível ter uma boa ideia de como serão as casas futuristas através dos produtos que estão disponíveis em suas versões iniciais.
Muitos deles ainda estão passando por aperfeiçoamentos, ou ainda carecem de algumas funcionalidades, e devem mudar de cara até se tornarem populares – mas já dão spoilers de como vamos poder viver nas próximas décadas.

Compra de imóveis e decoração

Nos próximos anos, será muito mais fácil projetar os espaços de vida. Aplicativos e sites de decoração já estão abusando da realidade virtual e aumentada para ajudar os clientes a visualizarem a aparência de móveis e objetos em casa antes de efetuarem uma compra.
Para isso, os aplicativos estão utilizando a mesma tecnologia do game Pokémon Go, que exibe os monstrinhos no ambiente ao redor do usuário pela câmera do celular.

Casas inteligentes
Foto Unsplash

Também é provável que a tecnologia inteligente mude o processo de vendas de imóveis. Alguns corretores já começaram a usar inovações para vender casas, implementando tecnologias como sinalizadores fora dos imóveis. Quando um potencial comprador passa por uma casa com essa tecnologia, ele recebe uma mensagem que os conectará, além de receber informações extras sobre o local, incluindo uma possibilidade de tour virtual.

Delivery robótico

As compras online vão extinguir a necessidade de compradores irem até o portão para receber encomendas, que passarão a ser feitas por drones e robôs. A Amazon já está desenvolvendo este tipo de serviço, e algumas entregas do seu robô Scout já foram feitas com sucesso no sul da Califórnia.
Os drones da FedEx, também, já estão realizando entregas aéreas em locais remotos ou de acesso perigoso para entregadores humanos.

Casas inteligentes
Foto Unsplash

Economia de energia

As pessoas precisam poupar dinheiro, e o planeta precisa que poupemos recursos. Por isso, os dispositivos que ajudam a economizar todo tipo de recurso deverão estar entre os mais populares no futuro.
Já existem termostatos conectados que permitem o monitoramento e gestão completa de todos os usos de energia da casa, de modo remoto, permitindo que gastos excessivos e vazamentos sejam detectados, além de poder ligar e desligar luzes e aparelhos à distância.

Cozinhas inteligentes

Refrigeradores inteligentes estão surgindo para fazer muito mais do que manter as comidas conservadas e as cervejas geladinhas: já é possível sincronizar dados da geladeira com smartphones, que avisará quando produtos estiverem chegando perto da data de validade, ou quando determinado produto faltar ou chegar no final.
As geladeiras inteligentes também possuem sistemas de câmera que mostram o conteúdo interior diretamente na tela do celular, eliminando a necessidade de abrir e gastar energia apenas para checar o que tem lá dentro.
Queimar a comida enquanto cozinha será, também, muito mais difícil. As panelas e frigideiras inteligentes têm um sistema de termostato que permite configurar uma temperatura máxima específica, impedindo que o alimento passe do ponto.
Assim como as geladeiras, os fornos também estão recebendo câmeras internas que enviam imagens diretamente a aplicativos de celular, permitindo que o cozinheiro observe imagens do cozimento em tempo real.

Foto Unsplash

Sonecas de qualidade

Os quartos do futuro parecem estar bastante focados na qualidade do sono das pessoas. Enquanto os aplicativos de monitoramento do sono já se tornaram mainstream, empresas trabalham em camas e colchões conectados. Eles se ajustam automaticamente de acordo com padrões sono (por exemplo, levantam a cabeceira da cama quando o usuário ronca), além de fornecerem outros recursos, como notificação instantânea quando uma criança levanta e sai da cama, ou regulagem de temperatura e despertadores baseados em níveis de profundidade do sono.
Para quem gosta de aromaterapia, também existem despertadores inteligentes que detectam quando o usuário atinge o ponto mais leve do seu ciclo de sono, e liberam um aroma de despertar personalizado pela própria pessoa.

Spa doméstico

A aromaterapia estará presente, também, nos banheiros, levando às casas um ambiente mais parecido com os dos spas. Banheiras de alta tecnologia induzem ondas cerebrais de baixa frequência e permitem programar e controlar aromas pelo celular.
A catalogação de produtos existente nas geladeiras inteligentes também é aplicável a móveis de banheiro, ajudando a manter estoques de produtos e remédios sempre em dia e dentro dos prazos de validade.


+ NOTÍCIAS

Samsung lançará geladeira inteligente no Brasil
Google Assistente: Quanto custa ter uma casa conectada?
Tecnologia, sim! Uma lista de gadgets criados exclusivamente para o seu pet
Sem tempo para limpeza? Veja lista dos melhores aspiradores robôs

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]