Você tomaria um vinho envelhecido no espaço?

Startup francesa enviou garrafas para a órbita da Terra para entender como a ausência de gravidade afetaria a bebida

Foto unsplash

Parece coisa de filme de ficção científica, mas é verdade. Uma empresa francesa chamada Space Cargo Unlimited enviou para o espaço – mais precisamente para a Estação Espacial Internacional – um lote com 12 garrafas de vinho bordeaux para descobrir como elas envelhecem estando fora da gravidade terrestre.
A viagem aconteceu no começo de novembro, segundo informações de agências internacionais, e foi autorizada pela Nasa, que assinou embaixo dos fins científicos que as amostras terão no laboratório.
O lote ficará 12 meses no espaço e será comparado, posteriormente, com um outro da mesma uva para ser envelhecido de forma convencional.
Vale lembrar que o consumo de bebida alcoólica pelos astronautas é estritamente proibido – não só para norte-americanos como para os russos, que também dividem a estação espacial.

Foto Unsplash


De acordo com informações da Globo Rural, essas são as primeiras garrafas de vinho da história a serem mandadas para a galáxia. Os resultados deste curioso experimento merecem vir à público quando a bebida retornar à Terra.
Enquanto ainda não é possível beber vinhos envelhecidos desta forma, aqui vai uma lista de cinco lugares na cidade de São Paulo onde a bebida é a estrela do menu. Acompanhe:

Ovo e Uva restaurante e empório
Bem conhecido pela vasta seleção de garrafas disponíveis (mais de 220 rótulos diferentes) e a combinação com comida boa. O local também é um empório, então quem gostar da bebida pode levar um exemplar para casa ali mesmo na hora.

Endereço: Rua Mateus Grou, 286 | Pinheiros.


Rubi Wine Bar
Localizada bem no meio dos Jardins, a casa tem vinhos de diversos países do mundo para serem provados em taças. Espumantes também estão no menu. O ambiente informal é reforçado pelas opções de entrada perfeitas para provar com a bebida, como os queijos, por exemplo.

Endereço: Alameda Jaú, 1595 | Jardins


O Escandinavo
O restaurante focado em comida nórdica (Noruega, Suécia e Dinamarca) tem um vinho no cardápio que merece ser provado. Trata-se do Odfjell Armador, bebida orgânica produzida no Chile, mas de DNA norueguês. Ele é o único do menu e pode ser escolhido tinto ou branco. Uma experiência que vale a pena pela qualidade da marca – acompanhada, claro, pela deliciosa comida.

Endereço: Rua Dep. Lacerda Franco, 141 | Pinheiros


LIBAR
O bar fica localizado dentro do Ciclo das Vinhas, escola de vinhos da expert no assunto Alexandra Corvo – que também é colunista da BandNews FM para o assunto. Um passeio pelo lugar pode render não apenas uma taça de vinho diferente para o seu repertório como a inscrição em um dos cursos ou até mesmo um livro novo na estante, já que na casa também funciona uma pequena livraria.

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 502 | Pinheiros.


BARDEGA
Um dos locais mais tradicionais da cidade quando o assunto é winebar. São mais de 90 opções de rótulos para se beber em taça – divididas em tamanhos que variam entre 30, 60 ou 120 mililitros – e menu de comida com opções de frutos do mar. Ou seja, uma combinação infalível para o paladar.

Endereço: Rua Doutor Alceu de Campos Rodrigues, 218 | Itaim Bibi.


+ NOTÍCIAS

Consumo de rosé cresce entre brasileiros
O vinho é cheio de segredos. Será por isso que os millennials gostam tanto dessa bebida?
Sustentabilidade espacial! Plástico será reciclado no espaço por máquina inovadora

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS