Preço se mantém como fator mais relevante na decisão de compra da Black Friday

Pesquisa mostra o que fazer para conquistar clientes que não pretendem comprar na próxima sexta e quais os fatores mais importantes para quem quer aproveitar a data

Foto: Shutterstock

Ainda que a Black Friday não tenha começado oficialmente, as promoções já estão sendo aplicadas. Alguns varejistas já abaixaram os preços para fugir da concorrência na data de descontos.

De olho no evento, a Social Miner firmou uma parceria com a Opinion Box e divulgou uma pesquisa de intenção de compra na Black Friday.

O estudo mostra que 80% dos consumidores vão aproveitar os descontos e que apenas 6% estão decididos a não participar da data. O engajamento cresceu, já que a pesquisa anterior mostrava que 78% comprariam na data.

Mudando de ideia

Ainda que 6% dos consumidores não queiram comprar no evento, sempre há chance para convencê-los a participar. A pesquisa mostra que o caminho para isto é “simples”: oferecer preço baixo.

O que para o consumidor é simples, para o varejista pode ser um pesadelo. Alguns lojistas sofrem na hora de precificar seus produtos e acabam contraindo prejuízo ao enxugar sua margem de lucro para vender mais.

E o consumidor que já está engajado?

É certo que a concorrência será muito grande para atrair os consumidores que querem comprar. Uma pesquisa da Loja Integrada – plataforma para a criação de lojas virtuais – mostrou que 80% dos pequenos e médios varejistas vão participar da Black Friday.

Ou seja, se antes este era um evento sem grande popularidade e que contava apenas com a participação dos maiores players, agora são poucos os pequenos que não promovem descontos na última sexta-feira de novembro.

Mais uma vez, a solução parece simples: oferecer preço baixo é o que deve atrair os consumidores. Depois disso, as promoções, como Pague 1, Leve 2 ou descontos progressivos, vão pesar na escolha do cliente.

Em relação à pesquisa anterior, itens como o “valor do frete” e o “prazo de entrega” ganharam importância, passando, respectivamente, de 43,2% para 47,1% e de 23,6% para 32,1% de representatividade.

Fonte: MindMiners

É interessante analisar ainda que os fatores levados em consideração para a escolha das lojas ganham ou perdem relevância de acordo com a região onde mora o consumidor.

Nas capitais, por exemplo, “facilidade na hora da compra” é um fator relevante para quase 10%, enquanto o público que mora no interior dos estados valoriza um pouco menos (7,5%).

Fonte: Social Miner

QUER ACOMPANHAR TUDO SOBRE A BLACK FRIDAY? SIGA A NO VAREJO NO INSTAGRAM

 

Ver essa foto no Instagram

 

Já viu nosso novo conteúdo sobre #BLACKFRIDAY? você sabe o que seu cliente esta procurando nesta data? Pesquisa mostra quais são as marcas e produtos mais procurados por gênero. Depois dos eletrônicos, comida é a principal escolha dos brasileiros. Toda sexta, em portalnovarejo.com.br #noticias #blackfriday #consumo #lojas #compras #fimdeano #2020 #natal #feriados #shoppings #varejo #varejistas #novarejo

Uma publicação compartilhada por NOVAREJO (@novarejo) em


MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS