Prateleira inteligente da Amazon encomenda produtos automaticamente

Depois de invadir as casas com a Alexa, Amazon busca espaço nas empresas com aparelho que compra automaticamente material de escritório

Você já imaginou como seria interessante se a prateleira do seu escritório ou da sua despensa de alimentos encomendasse automaticamente os produtos de uso frequente quando eles estivessem para acabar? É esse o conceito da Dash Smart Shelf, anunciada pela Amazon na última semana. Ela funciona como uma espécie de prateleira “inteligente” que compra automaticamente os produtos que estão acabando.

A Amazon Dash Smart Shelf é uma balança conectada ao Wi-Fi que, quando colocada em uma prateleira ou mesa, pode monitorar o estoque de um produto usado com frequência.

Quando a Dash Smart Shelf detecta que o peso dos produtos está abaixo de um determinado nível pré-configurado, ela automaticamente faz um pedido na Amazon por um novo lote do material.

A Dash Smart Shelf será comercializada a partir de 2020, inicialmente apenas para pequenas e médias empresas dos Estados Unidos.

Segundo a varejista, o público-alvo inicial do produto são os donos de pequenas e médias empresas que “desejam gastar menos tempo gerenciando seu estoque de materiais de escritório e mais tempo expandindo seus negócios”.

Para incentivar a adoção do dispositivo por parte das pequenas e médias empresas, a Amazon reuniu um grupo de parceiros exclusivos para dar descontos de até 15% nos produtos. Até o momento, já foram anunciadas como parceiras as empresas BIC, 3M, Kimberly-Clark, Keurig, entre outras.

Sucessor do Dash Button

É provável que um dia a tecnologia usada no Dash Smart Shelf seja comercializada para uso doméstico, com a possibilidade de comprar automaticamente produtos do dia a dia.

Em 2015, a Amazon tentou popularizar um conceito parecido no mercado doméstico lançando o Dash Button, um botão físico que pode ser programado para comprar com apenas um toque.

Os botões foram projetados para facilitar a compra automática de produtos de uso recorrente, como sabão ou detergente. As pessoas podiam colar os botões coloridos na máquina de lavar ou no armário do banheiro e pressionar quando os produtos estivessem acabando. O Dash Button, conectado ao wi-fi doméstico, faria um pedido na Amazon e o produto chegaria na casa do cliente no mesmo dia ou no dia seguinte.

O Dash Button não teve muita sucesso nos EUA e foi descontinuado em março deste ano. Segundo a Amazon os botões do Dash Button se tornaram desnecessários com a chegada dos serviços de recompra automática e a compra por voz via Alexa.


LEIA MAIS 

Por que a Nike encerrou suas vendas pela Amazon?

Holiday Preview: as novidades da Amazon para a Black Friday e Natal

Confira as duas principais novidades da Amazon no Brasil


 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS