Conheça as melhores empresas para trabalhar no varejo em 2019

50 varejistas foram premiados em duas categorias pelo GPTW. Diversidade foi tema do evento

Foto Unsplash

O varejo é setor de destaque quando o assunto é ambiente de trabalho diverso. As empresas se destacam em representatividade feminina e contratação de jovens.

Abraçando a diversidade como pilar fundamental dentro das organizações, o GPTW (Great Place to Work) premiou, nesta segunda-feira (2), as varejistas com melhor ambiente de trabalho em 2019.

Para se ter ideia, o varejo é o segundo setor com maior representatividade feminina, com mais da metade (56%) do quadro das empresas composto por mulheres e o que mais emprega jovens até 35 anos – eles representam 39% dos colaboradores de varejistas.

Atualmente, o índice de desocupação entre os jovens até 25 anos é de 26,62%, enquanto a taxa total que engloba os adultos é de 12,03%.

Porém, o varejo ainda tem um grande desafio: levar mulheres às posições de liderança. Ainda que mais da metade dos colaboradores sejam do sexo feminino, elas ocupam apenas 14% dos cargos de alta liderança no setor. melhores empresas

Por isso, o tema da premiação de 2019 do GPTW Varejo foi diversidade. A empresa entendeu que um bom ambiente de trabalho é um ambiente agradável para todas as pessoas.

O PRÊMIO

Nesta edição do GPTW Varejo, foram 212 empresas inscritas, mas apenas 50 foram premiadas, divididas entre as categorias Pequenas e Médias empresas e Grandes Empresas.

A alta rotatividade do ranking mostrou como o varejo é um setor competitivo. Cerca de 35% das empresas premiadas em 2019 não estavam entre as 50 melhores no ano.

“Não basta apenas ganhar uma vez. O desafio é se manter no ranking”, afirma Pamela Nielsen, diretora regional do Great Place to Work Brasil.

A 4Bio Medicamentos, uma das premiadas da noite na categoria Pequenas e Médias Empresas, tem 14 anos de existência e está há 6 anos consecutivos entre as 25 melhores empresas para trabalhar da categoria.

Reginaldo Beralde, gerente de RH da empresa, explica que a 4Bio “é um elo que liga as pessoas aos seus sonhos” e atribui a permanência no ranking a uma cultura organizacional bem estruturada e já absorvida pelos colaboradores.


LEVVO

A Levvo, empresa que possui 23 franquias do Mcdonald’s, foi eleita a melhor varejista para trabalhar entre as pequenas e médias empresas.

A empresa goiana tem o desenvolvimento pessoal para formação de profissionais como um de seus valores. “Gostaríamos de ser um exemplo. Nosso propósito é cuidar das pessoas e do meio ambiente”, afirma Laura Ribeiro, CEO da Levvo.

Recentemente, a empresa contratou seis pessoas refugiadas e outros seis colaboradores transgênero, reforçando seu compromisso com a diversidade dentro da organização.

“Nossa governança é composta por 75% de mulheres e pessoas negras representam 65% do nosso quadro”, completa Laura.


MAGAZINE LUIZA

O propósito do Magazine Luiza é levar a muitos o que é de poucos através de uma plataforma de calor humano. E a empresa faz isso também com as vagas que têm, preenchendo os postos com a maior diversidade possível.

“O que mais estimulamos é a diversidade de ideias e é por isto que os resultados aparecem”, defende Patricia Pugas, diretora executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza.

O Magalu entende que equipes diversas são mais produtivas, por isso promoveu um processo de seleção de trainees às cegas. A intenção da empresa é cumprir seu propósito e dar acesso às oportunidades para todos.


As melhores pequenas e médias varejistas para trabalhar em 2019

Fonte: GPTW


As melhores grandes varejistas para trabalhar em 2019

Fonte: GPTW

 


+ NOTÍCIAS

Conheça a história de 5 CEOs de grandes varejistas
Conheça as varejistas mais amadas pelos brasileiros
As 10 maiores varejistas do Brasil em faturamento

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS