Quer diminuir o tempo gasto no celular? Mexer no display pode ajudar

Expert no assunto de design dos smartphones revelou segredo para amenizar o uso intensivo da tecnologia

Foto Unsplash

Você é daqueles que não larga o celular nem para ir ao banheiro? Ele anda colado contigo, fica perto da cama na hora de dormir e ao menor sinal de mensagem, você não resiste e dá uma conferida na tela?
Então junte-se a maioria da população que hoje passa mais horas mexendo nos smartphones do que fazendo praticamente qualquer outra ação cotidiana.
Não adianta sistemas operacionais como o IOS ou o Android disponibilizarem travas para controlar os minutos gastos nos apps ou mesmo ter a opção de desabilitar as notificações. O excesso de tempo gasto no celular é tema recorrente, principalmente entre os Millennials.
Foi por isso que a revista Wired, expert em tecnologia e tendências nos Estados Unidos, foi atrás de um especialista que pudesse ajudar a controlar o tempo olhando para a telinha.

De acordo com a publicação, existe um método bem simples capaz de tornar o telefone menos “interessante” aos nossos olhos: mudar o display colorido e deixá-lo apenas com tons de cinza. MAS SERÁ?

celular

Foto Unsplash


Segundo Tristan Harris, ex-especialista em designer do Google que fundou o Center for Humane Technology para tratar justamente da relação das pessoas com a tecnologia, nossos cérebros ficam mais atraídos por coisas brilhantes e coloridas.
Colocar o display em escala de cinza é um truque que ajuda a diminuir o desejo de continuar navegando, ainda que cheguem atualizações nas redes sociais ou você baixe novos jogos. A experiência muda totalmente.
A ideia proposta pela Wired e pelo expert entrevistado é tornar o celular menos divertido.
De acordo com Harris, muitas pessoas que testaram o modo grayscale disseram realmente ter perdido o interesse no aparelho e deixado ele de lado.
celular
A única questão é que nem todos os modelos são capazes ficar com a tela tela cinza.
No iPhone, abra o aplicativo Configurações e escolha Acessibilidade. Lá, vá em Tamanho de Tela > Filtros de Cores e ative a opção para alternar de filtro de cores para Escala de Cinza.
Já os celulares que têm dispositivo Android possuem uma função chamada Bem-estar Digital. Se você desativá-la poderá definir uma programação grayscale que também silencia notificações.
Mas atenção: vale apenas para os Androids 9.0 ou superiores, segundo a Wired.

Vale testar e contar pra gente: será que deu certo?


+ SOBRE O ASSUNTO

30% das crianças entre 4 e 6 anos já têm smartphone
97% dos brasileiros acessam a Internet pelo smartphone
No Brasil, metade dos internautas não consegue ficar um dia sem smartphone






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS