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Classic Blue é a cor da Pantone para 2020

Classic Blue é a cor da Pantone para 2020

Em entrevista com Blanca Lliahnne, a diretora da Pantone conta a importância da escolha da cor que promete influenciar muitos consumidores

Por mais de 20 anos, a cor do ano da Pantone é utilizada como inspiração e influência o desenvolvimento e compra de produtos em diversos setores. Para 2020 a empresa divulgou o Classic Blue (PANTONE 19-4052) como a grande aposta. Estável e eterna, a cor transmite elegância em sua simplicidade e renova o desejo de construir uma base de confiança e estabilidade para a nova década que se inicia no próximo ano.

“É uma cor que traz a mensagem de confiança. Tanto a confiança, quanto a ideia de ser duradouro e de ser resiliente são as mensagens principais da cor do ano. Ela também vai fazer você se aprofundar no seu próprio pensamento, uma cor meditativa e ao mesmo tempo reflexiva. Ou seja, ela aceita muito bem a luz e quando você joga metais ou brilho junto com essa cor, ela parece que se torna uma cor cósmica”, afirma Blanca Lliahnne, Diretora da Pantone no Brasil.

Visto como um tom azul refletivo, o Classic Blue ainda pode promover uma espécie de resiliência. Sem perspectiva de gênero e sem fazer referência a estações ela permite harmonias de cores em todos os aspectos. Emblemática como cor clássica, mas ao mesmo tempo contemporânea e versátil, o Classic Blue assume aparências distintas através da sua aplicação em diferentes materiais.

pantone

Como acontece a seleção da cor?

A cor selecionada para 2020 foi retirada do Sistema de Cores Pantone Fashion, Home + Interiors – o sistema de padrões de cores mais amplamente utilizado e reconhecido para moda, têxtil, casa e design de interiores. O processo de seleção é feito com  profunda apuração e análise de tendências.

Para chegar à seleção todos os anos, os especialistas em cores do Pantone Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências de cores, podendo incluir a indústria do entretenimento, filmes, mídias, coleções de arte itinerantes e novos artistas. As influências também podem resultar de novas tecnologias e efeitos que afetam a cor.

Inclusão, sustentabilidade e gerações

Em mundo cada vez mais digitalizado e tecnológico, os consumidores buscam cada vez mais por conexões significativas com as marcas. É neste cenário, que as empresas estão entendendo que para se envolver emocionalmente e construir relacionamentos a longo prazo com seus clientes, precisam aprender a entender suas mentes e objetivos.

Então por que um consumidor deve investir nesta cor? De acordo com Blanca, o interesse deve partir primeiro por ela ser uma opção versátil e “harmonizar com todas as outras cores imediatamente”.

Outro ponto importante é a questão da confiança para o cliente. “Como ela passa uma mensagem muito grande de confiabilidade e de empatia se você estiver usando essa cor na sua marca, no seu logo ou na sua coleção, imediatamente você vai passar a mensagem da inclusão”, completa a diretora.

Blanca ainda frisa a importância que uma marca deve ter de se preocupar com um consumo mais consciente e que essa é uma das essências da Pantone.

“Hoje acreditamos que depois da sustentabilidade a mensagem mais importante para o consumidor moderno é a ideia da inclusão e da honestidade, que o produto realmente tenha aquilo que está falando e que dê conta daquilo que está prometendo. Depois disso vem a ideia de que a gente pode viver em um mundo mais justo e mais equilibrado”, conclui.

A Pantone é uma empresa movida a grandes estudos, além de toda a parte tecnológica e de cores a empresa ainda studa os seus clientes, desde os baby boomers até as gerações mais atuais.

“Esse consumidor G e Z ele é muito inteligente. É umas das Gerações mais antenadas que já existiram no planeta”, pontua.

Segundo a profissional , hoje os consumidores estão extremamente irritados que o atual cenário em que planeta está inserido e estão optando por mudanças.

“Os millennials já começaram a refrear o consumo, por uma questão de não estarem tão atentos em trabalho e não perseguirem aquele ideal da riqueza que foi a grande história dos baby boomers nos anos 80 […] nós temos vários casos de grande sucesso empresarial de pessoas importantes em várias gerações, mas acreditamos fortemente que essa cor fala com todas as gerações, principalmente para essa geração mais jovem que está dentro agora o mercado de consumo e que quer um consumo consciente. Essa cor por ser confiável, ela tem esse viés do consumo consciente também”, finaliza a diretora.


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