Como o brasileiro se relaciona com as marcas de fast food?

Pesquisa aponta hábitos de compra e consumo, vínculo emocional e o relacionamento dos clientes com as marcas presentes no mercado brasileiro

Unsplash

Em 1979 o McDonald’s abria seu primeiro restaurante no Rio de Janeiro. Quarenta anos depois a rede lançou sua milésima loja na avenida Paulista. Não muito atrás o Burger King opera hoje mais de 800 lojas no Brasil e o Bob’s mais de 500. Se considerarmos os sanduíches naturais, ninguém supera o Subway com mais de 2.200 unidades.

O mercado brasileiro para o setor é grande. Para se ter ideia, no meio do ano o McDonald’s acumulou 160 trimestres de receita em alta no país. Além disso, se somarmos apenas os crescimentos em vendas líquidas das três marcas citadas acima teríamos um montante superior a R$ 9 bilhões.

Mas não são só hamburguerias que levam vantagem nessa história. O Grupo Habib’s, por exemplo, anunciou no início deste ano que iria investir R$ 100 milhões na abertura de mais de 125 lojas das marcas Habib’s eRagazzoano passado a rede chegou a faturar R$ 234 milhões. (Conheça a história de 5 CEOs de grandes varejistas)

Em uma série de pesquisas, a Opinion Box Insights trouxe o Fast Food Brasil, um estudo que busca entender essa febre do consumidor brasileiro pelo fast food, incluindo o desempenho das marcas no mercado e o relacionamento dos consumidores com elas. Ao todo, 15 redes de restaurantes foram avaliadas:

 

Fonte: Opinion Box Insights

A pesquisa constatou que, espontaneamente, McDonald’s, Burguer King, Subway, Bob’s e Habib’s foram as cinco marcas mais lembradas pelo consumidor, respectivamente.

Mas quando se fala das mais conhecidas, a ordem muda um pouco: as duas primeiras posições permanecem, mas o terceiro lugar vai para o Habib’s, seguido do Bob’s e Subway.

As colocações podem estar diretamente relacionadas a quantidade de conteúdo publicitário que chega ao consumidor: metade dos entrevistados se lembra de ter visto uma propaganda do McDonald’s nos últimos 12 meses e 35%  de ter visto do Burger King.

E também a maneira como esses anúncios são veiculados. Na última Black Friday e Halloween, McDonald’s e Burger King travaram constantes batalhas publicitárias criativas, que divertiram o público, mas que visaram disputar a atenção e o coração da audiência. Isso se reflete principalmente na intenção de compra e no consumo. Veja abaixo:

A Opinion Box também avaliou o vínculo emocional do consumidor com as marcas, o que eles chamam de CEV (Customer Emotional Value).

Nessa metodologia é perguntado aos clientes como eles se sentem em relação a cinco pares de emoção, em uma escala de 0 a 10. O indicador resulta das respostas a estas cinco perguntas e varia em uma escala de 0 a 100, que classifica o consumidor de hater a lover da marca:


+ FAST FOOD

As 20 maiores franquias de fast food do mundo

Fast food moderninho

12 façanhas dos fast food para te fazer comer mesmo sem fome







ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS