Pesquisar
Close this search box.
/
/
Delivery em 2019: Veículos autônomos e drones geraram expectativa

Delivery em 2019: Veículos autônomos e drones geraram expectativa

A NOVAREJO reuniu o que foi destaque em tecnologia para delivery no ano. Grandes varejistas continuaram a investir em entregas por máquinas

Os investimentos em tecnologia são característicos das maiores empresas de varejo do mundo. As grandes varejistas do Brasil e do mundo fazem de tudo para conseguir ter mais eficiência em suas operações.

Uma das maiores dores do setor é o delivery. Os custos são altos, os desafios logísticos são muitos e os consumidores não aceitam pagar um centavo a mais que o necessário para ter na porta de casa os produtos que compraram pela internet.

Por isso, drones e veículos autônomos foram muito comentados em 2019. Os grandes players continuaram a investir pesado para ter seus produtos sendo entregues por robôs, seja pelas avenidas e ruas ou pelos céus. CONFIRA os destaques desse ano em tecnologia para delivery:

1. ROBÔS ENTREGADORES

Se para os motoristas o sonho é deixar que o carro vá de um ponto ao outro sem a necessidade de virar o volante manualmente, para o varejo deixar que um robô faça as entregas no lugar dos humanos já é realidade.

O Scout, robô criado pela Amazon, já faz entregas em um bairro no estado de Washington, nos Estados Unidos. Ele tem seis rodas e o tamanho de uma caixa térmica comum, além de se movimentar no ritmo de uma caminhada. A Amazon garante que o equipamento desenvolvido em seu laboratório – que fica em Seattle – é seguro e pode andar ao lado de crianças e animais.

Seguindo os passos da Amazon, a FedEx quer colocar pequenos robôs para entregar pequenas compras, como pizza ou café na porta dos consumidores. De acordo com a empresa, mais de 60% dos clientes fiéis a uma loja moram a menos de cinco quilômetros dela.

https://www.youtube.com/watch?v=N0rt_HB7vd4

Confira todos os detalhes aqui: FedEx segue Amazon e cria seu próprio robô para delivery

O Brasil também tem tecnologia de ponta em automação de entregas. Para agilizar o processo de retirada de alimentos em shoppings, o iFood criou um robô entregador.

Por enquanto o veículo não pode operar em locais abertos ao público. O anúncio foi feito em outubro: iFood lança robô entregador e assistente de voz no aplicativo


2. DRONES

Os drones estão muito mais perto de virar realidade que carros autônomos. Lá fora, a Amazon é a pioneira na tecnologia e já disse ter os equipamentos para fazer os produtos voarem dos centros de distribuição até a casa dos consumidores.

Porém, a legislação ainda é entrave. Por isso, em janeiro a empresa de Jeff Bezos anunciou parceria com a Nasa para desenvolver um sistema que monitora o tráfego de drones.

O drone da Amazon, que faz parte do programa Prime Air / Foto: Divulgação

Leia mais sobre esta história aqui: Amazon insiste em entrega por drones e fecha parceria com a NASA

No Brasil, o iFood é, mais uma vez, destaque no assunto. A empresa usou parte do aporte de 500 milhões de dólares que recebeu em novembro do ano passado. Mesmo investindo em tecnologia, a empresa vem se perguntando se as entregas via drone serão realmente úteis para o cliente ou são um elefante branco.

Leia mais: iFood testa drones, mas se preocupa com a geração de valor para os clientes

Outra brasileira que investe no delivery aéreo é a B2W, controladora da Americanas.com e do Submarino. A expectativa da empresa é ter autorização para colocar os drones no ar até o fim do ano que vem, como a NOVAREJO mostrou em julho, nesta matéria.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]