Como a Amazon se relacionou com o Brasil em 2019?

Confira a retrospectiva das estratégias, inovações e lançamentos da Amazon na tentativa de se consolidar no mercado brasileiro este ano

Unsplash

Coincidência ou não, a relação entre Amazon e Brasil começa logo com o nome da gigante mundial de comércio eletrônico. Jeff Bezos quando iniciou seu empreendimento queria que sua loja virtual fosse a maior do planeta e se destacasse entre seus concorrentes, tanto quanto o Rio Amazonas se destaca –  foi o gigante brasileiro quem inspirou a criação do nome da varejista.

O CEO aspirava que a Amazon fosse como rio: imponente, volumosa, presente, importante, essencial. Mas o que isso tem a ver com o Brasil?

Apesar do Amazonas ocupar territórios por diversos países da América Latina, é em terras brasileiras que está concentrada mais de 50% da sua extensão e, é aqui também, onde adquiri água dos seus principais afluentes, o que lhe concede o título de rio mais volumoso do mundo.

O ano de 2019 foi um período de intensos investimentos da Amazon no Brasil e o portal NOVAREJO acompanhou todo esse processo. Confira a nossa retrospectiva, bem como as sacadas da empresa para conquistar seu espaço no coração do consumidor brasileiro:


Centro de distribuição no Nordeste

Por muito o tempo a grande pergunta do setor varejista foi: “quando a Amazon entra de vez no Brasil?“. Em dezembro a empresa deu mais um passo rumo a essa história abrindo um Centro de Distribuição em Pernambuco.

A base logística ficará no município de Cabo de Santo Agostinho. Esta é a primeira operação física da empresa fora de São Paulo.

Matéria completa: Amazon vai operar em Pernambuco seu quarto centro de distribuição no Brasil


Novas marcas e segmentos

Um programa de fidelidade: Amazon Family

Novos segmentos:Produtos para Carro e Moto, Pet Shop, Bebidas e Café, Moda e Calçado e Material Esportivo.

Novas marcas:Mizuno, Colcci, Alpinestars, Speedo, Penalty, Pedigree, Zee Dog, 3 Corações, Lavazza, Moët & Chandon, Johnnie Walke.

Novas lojas: Petz, Wine.com, Pneu Store, Casa Santa Luzia, e muitos outros.

Matéria completa: Confira as duas principais novidades da Amazon no Brasil


Alexa em português

A Alexa, ao lado da Siri da Apple, tornou-se um ícone quando o assunto é assistente virtual em todo o mundo. Em outubro, ela chegou ao Brasil falando português e a Consumidor Moderno trouxe todos os detalhes do novo produto Amazon.

Matéria completa: Alexa, da Amazon, chega ao Brasil e, o melhor: falando português


Amazon Prime

2019 foi o ano que o Amazon Prime chegou ao Brasil. Por R$ 9,90, os assinantes podem ter acesso a uma infinidade de plataformas de entretenimento como música, séries e filmes.

Como um incentivo extra, várias cidades brasileiras poderão desfrutar de frete grátis em milhares de produtos e tempo recorde de entrega: em até 2 dias. Com exceção de Bahia e Recife, que terão um prazo estimado de 3 a 4 dias. 

Matéria completa: Amazon Prime chega ao Brasil: o que muda na hora das compras?


Amazon Day no Brasil

Todo ano a Amazon organiza o Prime Day, 48 horas de descontos para promover seu programa de fidelidade. O evento acontece nos mercados onde a varejista oferece o programa que dá frete grátis, acesso aos serviços de streaming e descontos exclusivos condicionados ao pagamento de uma anuidade.

Como o serviço ainda não está disponível no Brasil, a empresa organiza o Amazon Day por aqui, oferecendo descontos que vão até 60% e frete grátis para todo o país. A ação tem intuito de ganhar popularidade no mercado e concorrer com grandes datas do mercado como a Black Friday.

Matéria completa: Amazon Day: varejista dá descontos de até 60% e frete grátis no Brasil


https://digital.consumidormoderno.com.br/sumario-edicao-252/

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS