Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como o delivery expresso do e-commerce pode acelerar o aquecimento global?

Como o delivery expresso do e-commerce pode acelerar o aquecimento global?

O que os consumidores e lojas podem fazer para diminuir os impactos das entregas rápidas?

O processo de compras online evoluiu tanto que hoje é esperado que um produto chegue na casa do consumidor no mesmo dia ou no dia seguinte da compra. Do ponto de vista logístico, é incrível que um pacote de fraldas comprado pelo celular durante a manhã esteja em casa no começo da tarde. Essa conveniência, no entanto, tem um impacto ambiental.

Um estudo da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e do Centro de Transportes e Logística do MIT, nos Estados Unidos, classificou os consumidores em três categorias diferentes: comprador tradicional de lojas físicas, comprador online e comprador online “impaciente”, que nada mais é que aquele que exige entrega expressa em todas as compras.

Segundo o estudo, a pegada de carbono de um consumidor online era duas vezes menor que a de um consumidor de lojas físicas. No entanto, o consumidor online “impaciente”, que sempre optou por entregas rápidas, quase triplicou o impacto do transporte na pegada de carbono.

delivery expresso

Para garantir um sistema integrado de entregas, os pacotes geralmente transitam em aviões, caminhões e motos até chegar na casa do consumidor. Essa rede logística impulsiona a produção de gases do efeito estufa e ainda aumenta os efeitos do trânsito nas grandes cidades.

As entregas expressas trazem um impacto maior para o meio ambiente porque o sistema logístico tem que disponibilizar uma quantidade maior de caminhões e motos circulando para garantir que todos os pacotes sejam entregues rapidamente.

Nas entregas tradicionais, mais lentas, os operadores de transporte concentram uma quantidade significativa de pacotes para a mesma região antes de mandar apenas um caminhão fazer as entregas.

delivery expresso

Como diminuir a pegada de carbono das entregas do e-commerce?

Existem algumas medidas que os consumidores podem tomar para diminuir os impactos das entregas expressas no trânsito das cidades e na emissão de gases poluentes.

Veja abaixo 4 ações para reduzir a pegada de carbono das entregas do e-commerce:

1. Evite comprar produtos separadamente. O ideal é juntar vários produtos em uma mesma compra para que sejam enviados todos em apenas uma entrega;

2. Se não houver urgência na compra, evite a entrega do mesmo dia ou do dia seguinte, mesmo se ela for de graça. As entregas regulares concentram várias encomendas para a região, diminuindo o número de caminhões e motos nas ruas;

3. Caso você more perto de alguma loja física do varejista em que está comprando, é possível comprar online e pedir para retirar na loja. Para diminuir a pegada de carbono, o ideal é buscar o produto a pé, de bicicleta ou transporte público;

4. Ao pedir comida via delivery, priorize os restaurantes e serviços que utilizam entregadores de bicicleta, e não de moto.


+ DELIVERY

O movimento de Delivery e o processo de aceleração
Pizza Hut vai fechar 500 lojas e focar no delivery
Saiba qual é o aplicativo de delivery preferido dos brasileiros
99 vai concorrer com iFood, Uber Eats e Rappi no Brasil
10 dados impressionantes sobre e-commerce em 2019

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]