Samsung apresenta robô assistente para casas conectadas

Empresa mostra como projeta o futuro dos dispositivos inteligentes: com um equipamento que gerencia a casa e executa tarefas proativamente

Foto: Divulgação

A Samsung anunciou nesta segunda-feira (6) um simpático robô que funciona como um assistente de casas conectadas. Diferente do Google Home e dos equipamentos que abrigam a Alexa, da Amazon, o robô sul-coreano é proativo e executa tarefas que não foram solicitadas pelo dono.

A ideia é que Ballie, como foi batizado, comande dispositivos inteligentes espalhados pela casa. As funcionalidades do robô vão de um poderoso despertador que aciona dispositivos e abre as cortinas até o comando de limpeza ao robô aspirador.

LEIA TAMBÉM: Google Assistente: Quanto custa ter uma casa conectada?

Ballie usa inteligência artificial para reconhecer as situações em que precisa agir, mas também pode ser acionado via comando de voz. O equipamento segue o dono pela casa para ficar atento às suas necessidades.

O robô poderia acionar a emergência ao perceber um problema com seu dono, ajudar idosos a se conectarem com aparelhos e ser uma companhia para crianças e animais de estimação.

A companhia sul-coreana divulgou um vídeo mostrando como o Ballie funcionaria:

Ballie não estará à venda

A novidade foi apresentada durante a CES (Consumer Eletronic Show) 2020, que acontece em Las Vegas. Por enquanto a Samsung não tem a intenção de vender o robô, já que a empresa usa o equipamento para testes.

Durante o evento, HS Kim, presidente de eletrônicos de consumo da Samsung, disse que “na era da experiência, precisamos repensar o espaço que temos para acomodar nossos dispositivos e abranger diferentes estilos de vida”.

HS Kim, presidente de eletrônicos de consumo da Samsung, durante apresentação do Ballie na CES 2020 / Foto: Divulgação

“Acreditamos que a Inteligência Artificial é o futuro do atendimento personalizado. Vemos a IA no dispositivo como central para experiências verdadeiramente personalizadas”, acrescentou Sebastian Seung, chefe de pesquisa e ciência da Samsung.

E a privacidade?

Ter um robô com inteligência artificial embarcada, conexão à internet e capacidade de reconhecimento facial (para identificar o dono) certamente levanta algumas dúvidas sobre a privacidade dos usuários.

Sebastian Seung disse que o dispositivo atua tão perto do usuário que até guardará seus segredos. “A IA coloca você no controle de suas informações e protege sua privacidade, enquanto ainda oferece o poder da personalização”.


+ INOVAÇÃO

Robôs para ajudar nas tarefas do dia a dia estão perto de se tornar realidade
O uso estratégico de dados na AL, inclusive para segurança pública






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS