Adoção da Inteligência Artificial promete ascensão em 2020, diz estudo

Pesquisa global da IBM realizada com 4.514 líderes de grandes organizações, mostra que a IA está crescendo rapidamente nos negócios

Nos últimos anos é muito comum ouvir falar em  Inteligência Artificial. A tecnologia que está cada vez mais presente no mundo é considerada por muitos uma das maiores promessas para o futuro da humanidade e das empresas.

De acordo com uma pesquisa global da IBM,  intitulada de Dos obstáculos à escala: a disparada global à IA e realizada com 4.514 líderes de grandes organizações de diferentes países, a IA está crescendo rapidamente nos negócios, à medida que as barreiras à sua adoção vão diminuindo, afirmando que em 2020 haverá uma grande ascensão da tecnologia nas empresas.

ADOÇÃO DA IA EM ASCENSÃO

O tempo perdido: como lidar com a era do superficial

O estudo mostrou que 45% dos entrevistados de grandes empresas adotaram a IA nos últimos anos, enquanto 29% das pequenas e médias empresas também investiram na tecnologia.

Os dados ainda mostram que a confiança é o fator mais crítico para a implementação de IA, funcionando como um alicerce para a sua implantação: 78% dos líderes afirmaram que é imprescindível que eles possam confiar que a “produção de sua IA é justa, segura e confiável”.

Além disso, 83% dos participantes globais disseram que ser capaz de explicar como a IA chegou a uma decisão é universalmente importante.

UTILIZAÇÃO DE DADOS

Ainda de acordo com o estudo, as empresas que tiverem interesse em implantar a IA e conseguir sucesso com a tecnologia devem investir em um plano simples e eficaz: a utilização de dados.

Cerca de 38% dos líderes alegaram que a IA é alimentada por dados e que as empresas que estão implantando a tecnologia têm mais probabilidade de usar uma nuvem híbrida ou multicloud com sucesso.

AINDA HÁ OBSTÁCULOS

Apesar dos resultados indicarem os avanços na descoberta e gerenciamento da Inteligência Artificial, ainda há obstáculos que rondam as empresas de investir em seus benefícios.

 37% dos entrevistados citaram a experiência ou conhecimento limitado em IA como um impedimento à adoção bem-sucedida da alternativa em seus negócios;

31% disseram que o aumento da complexidade dos dados e dos dados isolados;

26% disseram que faltam ferramentas para o desenvolvimento de modelos de IA.


+ NOTÍCIAS

A inteligência artificial na indústria pornográfica

Como uma inteligência artificial tem salvado vidas

Inteligência artificial está redefinindo o papel do gerente nas empresas


MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Quanto custa abrir uma franquia de varejo no Brasil?

Home office é tendência de trabalho para 2020: veja 5 dicas

“Parasita”: Pessoas, baratas, parasitas e a diluição da identidade

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

Quais são as tendências para 2020. Veja a lista

VEJA MAIS