Pesquisar
Close this search box.
/
/
Prefeitura de SP proíbe distribuição de descartáveis em estabelecimentos comerciais

Prefeitura de SP proíbe distribuição de descartáveis em estabelecimentos comerciais

Copos, talheres e pratos de plástico não poderão ser fornecidos a partir do ano que vem. Medida mira a conscientização dos consumidores

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, sancionou nesta segunda-feira (13) uma lei que proíbe a distribuição de produtos descartáveis em estabelecimentos comerciais da capital.

O texto proíbe o fornecimento de copos, talheres, pratos, agitadores de bebida e hastes de balão de uso único feitos de plástico.

OUÇA O PODCAST: Sustentabilidade é só posicionamento?

Os estabelecimentos terão pouco menos de um ano para se adaptar à nova regra, que entra em vigor no primeiro dia de 2021.

plásticoProdutos feitos com plástico oxibiodegradável, que têm decomposição acelerada, também serão proibidos. O consumo e a venda desses produtos ainda serão permitidos.

O autor do projeto é o vereador Xexéu Tripoli, do Partido Verde. “Usamos o plástico e o descartamos em segundos sem ter noção do destino desse material”, afirma. Tripoli quer que a medida ajude a conscientizar a população acerca do impacto ambiental do uso do plástico.

No ano passado, Bruno Covas já havia sancionado uma lei de autoria de Tripoli que proíbe o fornecimento de canudos de plásticos em estabelecimentos comerciais da capital.

“Gostaria de não ter projetos de proibição, mas não há outra alternativa para chamar atenção da população e ter uma ação mais rápida, porque temos pressa nessa questão”, Xexéu Triplo, autor do projeto de lei

A partir do ano que vem o bar, lanchonete ou restaurante que distribuir os produtos descartáveis poderá ser multado. A multa pode chegar a R$ 8 mil se o estabelecimento for reincidente e a operação pode ser fechada.

A regra também vale para food trucks e entregas de alimentos feitas via aplicativo. A fiscalização será feita por agentes da prefeitura, mas este não é o foco do projeto, que mira a mudança de comportamento do consumidor.

Maior desafio ambiental do século XXI

“Barato, flexível e duradouro: as maiores qualidades do plástico são também seus maiores problemas. Se usarmos esse tipo de produto da forma que estamos usando, descartando em segundos, vamos produzir um mundo de lixo”, defende Tripoli.

Segundo a ONU, o plástico é o maior desafio ambiental deste século. A organização estima que, todos os anos, cerca de 8 a 13 milhões de toneladas do material cheguem aos oceanos e que mais de 40% de todo o plástico produzido nos últimos 150 anos foi usado apenas uma única vez antes do descarte.

Para Tripoli, o desafio do plástico será superado com uma combinação de fatores: quando as indústrias otimizarem o design dos produtos para gerar valor agregado ao material; a população mudar seus hábitos de consumo; e a reciclagem ganhar mais espaço.

 


+ CONSUMO CONSCIENTE

Tóquio 2020: uma olimpíada pautada em sustentabilidade
3 perfis que vão mudar sua maneira de se relacionar com a moda

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]