Privacidade online: como navegar sem fornecer dados

Um passo a passo de como se proteger durante uma navegação simples

Está cansado de propagandas digitais que te perseguem pela web e de fornecer seus dados a todos os serviços digitais? Aqui vão algumas dicas de serviços que vão te ajudar a construir a sua privacidade online. Você sabia, por exemplo, que é possível rodar um sistema operacional direto do pendrive sem deixar rastros de navegação?

Um buscador que não coleta suas informações

É unânime, o Duckduckgo é a opção número um para quem não quer ser rastreado pelos serviços de propaganda do Google, Bing ou Yahoo. Nele você consegue buscar o que precisa sem fazer download de dados automático e com a localização compartilhada por sua opção. O DDG permite que você ative ou desative seu local com um toque e oferece a mesma gama dos grandes buscadores em termos de resultados. Dá para baixar o navegador mobile e navegar em seu celular de forma segura e sem coleta de dados. ACESSE

Use um servidor de VPN

O VPN é um serviço que criptografa a navegação e gera um ambiente privado onde seu IP e informações pessoais permanecem em segurança. A tecnologia é altamente recomendada para o uso de internet em conexões públicas, como em aeroportos, cafés, lan houses e etc. É preciso, porém, escolher serviços seguros e que realmente não vendam suas informações a serviços de publicidade. O Avast, por exemplo, oferece um VPN em sua assinatura de antivírus. Mas é possível escolher alguns serviços referência como o TunnelBear.

Rode um sistema bootável em pen drive

Vai navegar em um local desconhecido e quer total segurança e privacidade para trabalhar? E possível rodar um sistema completo por um pendrive. A maneira mais fácil é baixar alguma distribuição Linux como o Mint, Kali ou Ubuntu. Na opção de live boot você poderá navegar, editar arquivos e levar consigo sua configuração de máquina sem deixar rastros. E para melhorar, o Ubuntu, por exemplo, oferece VPN automático, incluso no sistema. Os sistemas linux são baseados em UNIX coding e, por isso, também são seguros e possuem menos probabilidade de invasões por terceiros. Lembre-se: é preciso possuir um pendrive vazio com no mínimo 8GB de memória.

Use um anti malware de confiança em seus dispositivos

Os malwares são uma modalidade de vírus que possuem o poder de roubar informações. Os mais comuns são os adwares. Esse tipo de infiltração é capaz de extrair suas informações básicas para atrapalhar sua navegação com pop-ups e anúncios desnecessários. Uma ótima ferramenta de identificação e limpeza é o MalwareBytes. Junto ao CCleaner,  ainda é possível remover de vez os arquivos de locais infectados e proteger a sua máquina.

Às vezes é só uma questão de configuração

Em suas redes sociais ative a autenticação de dois fatores. Essa configuração fará com que toda tentativa de login tenha de ser aprovada em seu celular pessoal por um SMS. Algumas configurações no smartphone também podem evitar dor de cabeça: verifique em cada app quais são as permissões compartilhadas e desative as principais, como câmera, GPS e agenda. Outra dica é NUNCA baixar aplicativos fora das lojas oficiais como App Store e Google Play. Aplicativos terceiros não possuem a verificação de segurança para rodar no sistema operacional e podem gerar um estrago maior que o esperado.


Como o Facebook pretende lutar contra o Deepfake?

5 big techs para ficar de olho na nova década

Data Analytics: as 10 melhores tendências para 2020


MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS