Pesquisar
Close this search box.
/
/
Google cria inteligência artificial para obter previsão do tempo mais rápida do que nunca

Google cria inteligência artificial para obter previsão do tempo mais rápida do que nunca

Os recursos prometem oferecer resultados em apenas 10 minutos, enquanto as atuais agências meteorológicas demoram horas

Prever as condições do tempo é um processo complexo. Com a avanço da tecnologia, a qualidade e a rapidez das análises aumentaram muito, mas mesmo assim ainda são necessárias horas para alcançar os resultados. Contudo, a situação pode estar prestes a mudar.

O Google divulgou um relatório alegando ter desenvolvido novas técnicas de inteligência artificial para a previsão do tempo, oferecendo vantagens importantes sobre os sistemas que são atualmente utilizados.

“Estamos apresentando novas pesquisas sobre o desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina para previsão de precipitação que abordam esse desafio, fazendo previsões altamente livres de física e localizadas que se aplicam ao futuro imediato”, diz o arquivo.

Para conseguir detectar as mudanças que ocorrem no clima, milhares de agências meteorológicas em todo o mundo possuem amplas instalações de monitoramento.

O primeiro passo para a confecção da previsão do tempo acontece com as observações das variáveis meteorológicas. Entre elas estão: a temperatura (termômetro), a umidade (higrômetro) o vento (anemômetro). Ou seja: algumas estações medem a precipitação em tempo real e os satélites climáticos fornecem imagens multiespectrais.

No entanto, nenhuma agência consegue oferecer conclusões concretas em pouco tempo. Isso porque os sistemas convencionais geralmente levam entre uma e três horas para finalizar as pesquisas.

Mais velocidade

Diante disso, o grande benefício que o Google pretende oferecer é velocidade. Ao invés de horas, a empresa irá implantar uma tecnologia capaz de produzir resultados, incluindo o tempo de coletar dados dos sensores em tempo real e analisá-los através de sua rede neural, em apenas 10 minutos. Algo surpreendente para os dias atuais.

“Uma vantagem significativa do aprendizado da máquina é que a inferência é computacionalmente barata, dado um modelo já treinado, permitindo previsões quase instantâneas e com alta resolução nativa dos dados de entrada. Essa previsão de precipitação, que se concentra nas previsões de 0 a 6 horas, pode gerar previsões com resolução de 1 km e latência total de apenas 5 a 10 minutos, incluindo atrasos na coleta de dados, superando os modelos tradicionais, mesmo nos estágios iniciais de desenvolvimento”, expôs a gigante.

Inteligência artificial 

Os novos recursos do Google prometem oferecer excelentes vantagens de resolução espacial. A máquina pode deduzir mudanças no tempo a partir de imagens, sem depender tanto de cálculos físicos, como existe nas opções mais convencionais.

E como isso funciona? Assim que ela localizar as imagens de satélite e com base em uma análise dos dados que ela mesma coletou, a ferramenta consegue mostrar o que vai acontecer no clima na sequência. Outra vantagem é que cada área analisada vai receber uma previsão mais adequada às suas condições temporais.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores treinaram sua inteligência artificial utilizando dados de radares coletados entre 2017 e 2019 nos Estados Unidos pela Administração Atmosférica e Oceânica Nacional do país. Não há previsão de quando a opção estará de fato ativa.


+ NOTÍCIAS

Inteligência artificial do Google pode detectar câncer de mama com mais precisão que médicos

Google Assistente ganha novos recursos com leitura automática de página da web

Apple, Amazon e Google se unem para criar padrão universal para “casas inteligentes”


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]