Uber libera novo recurso para identificação de paradas inesperadas

Nomeada de U-Ajuda, a tecnologia detecta paradas não previstas e inicia checagens de forma automática para aumentar a segurança do aplicativo

A Uber anunciou um novo recurso em sua plataforma. Nomeada de U-Ajuda, a ferramenta mostra quando uma parada longa e inesperada acontece em uma rota e faz parte de uma série de novos recursos e iniciativas voltadas à segurança criadas pela plataforma. A novidade utiliza funções do GPS e de outros sensores no smartphone e começa a ser testada nesta terça-feira (21).

O que muda?

Caso haja alguma circunstância envolvendo paradas não previstas, o sistema do aplicativo automaticamente iniciará uma espécie de checagem, identificará o caso e enviará uma mensagem para o motorista ou usuário direcionando-os às ferramentas de segurança do aplicativo.

Entre as opções disponíveis estão: ligar para a polícia, compartilhar a viagem e abrir um chamado com a central de atendimento.

“A nossa visão é que a tecnologia pode ajudar a melhorar a segurança de todos que desejam se locomover. Acreditamos que toda viagem deve ser tranquila, mas também sabemos que imprevistos acontecem. É para eles que desenvolvemos o U-Ajuda, que permite esse acesso rápido à ferramentas que lançamos nos últimos anos como ligar diretamente para a polícia ou compartilhar a viagem”, explicou Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil.

Mais novidades para 2020

Shutterstock

U-Áudio (Gravação de áudio)

Em breve motoristas e usuários poderão gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do aplicativo. O conteúdo será criptografado e ficará armazenado no telefone de quem efetuar a gravação.

No entanto, somente a Uber terá acesso ao arquivo. Caso seja necessário para casos graves, como uma denúncia, os clientes terão a opção de compartilhá-lo com a central de atendimento para que as providências sejam tomadas.

Verificação de documentos

Recentemente a empresa começou a implantar o projeto do Doc Scan, no Chile. A novidade sugere que os usuários que não realizarem pagamentos digitais em seu cadastro deverão apresentar seus documentos oficiais durante as viagens.

U-Código (Verifique sua viagem: Senha, Ultrassom)

Outra ferramenta que já está disponível nos Estados Unidos e no Canadá e chega ao Brasil em breve é a presença de um Código PIN durante as viagens. Nesta opção, toda vez que um usuário solicitar uma viagem ele receberá uma senha de 4 dígitos que deve ser compatível ao que foi emitido no celular no motorista.

A Uber também anunciou que “está trabalhando com tecnologias avançadas que usam ultrassom para transmitir automaticamente a senha”.

U-Selfie (Selfie com movimento)

Mais uma atualização voltada à prevenção de fraudes e à proteção da integridade dos motoristas chegará este ano no aplicativo. Trata-se de um autoconhecimento realizado com selfie em movimento.

Nesta opção os motoristas deverão mandar fotos a partir de movimentos específicos para ajudar na identificação do perfil como, piscar, sorrir e virar o rosto.


Uber ativa código PIN para aumentar segurança e diminuir assédio sexual

Uber começa a vender tickets de ônibus via app nos EUA

Uber lança patinetes elétricos no Brasil


MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Quanto custa abrir uma franquia de varejo no Brasil?

Home office é tendência de trabalho para 2020: veja 5 dicas

“Parasita”: Pessoas, baratas, parasitas e a diluição da identidade

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

Quais são as tendências para 2020. Veja a lista

VEJA MAIS