Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os prós e contras do blockchain nos setores financeiro e contábil

Os prós e contras do blockchain nos setores financeiro e contábil

O blockchain está mudando os mercados financeiro e contábil, trazendo muitas facilidades, mas também alguns riscos de segurança e imprevisibilidades

A tecnologia blockchain trouxe muitas transformações para diversos mercados: financeiro, T.I., varejo, seguradoras, jogos digitais…até mesmo a política foi impactada por esta inovação.

Contudo, até atingirem maturidade, as novas tecnologias estão sujeitas a imprevisibilidades e riscos — sobretudo na segurança.

blockchain
(Foto: Shutterstock)

Novos potenciais, novas ameaças

De modo resumido, o blockchain permite maior rapidez, eficiência e transparência de registros e transações financeiras.

Segundo a Forbes, esses novos modelos de transações resultaram na redução de 40% a 80% nos custos de transação, além da melhora na velocidade. O processamento agora leva segundos em vez de dias. Isso mudou completamente o cenário das transferências internacionais, que eram complexas, demoradas e de várias etapas.

Por outro lado, a Deloitte aponta que o entendimento do blockchain e seus riscos podem mudar à medida que essa tecnologia amadurecer. Desta forma, é imperativo que os utilizadores continuem monitorando o seu desenvolvimento.

Três categorias de riscos, segundo a Deloitte:

RISCOS PADRÃO
Instituições podem ficar expostas a riscos semelhantes ao já conhecidos, mas com pequenos detalhes diferentes. É preciso estar atento a essas nuances.

RISCOS DE TRANSFERÊNCIA
O blockchain permite a transferência financeira sem intermediários centrais – como os bancos, por exemplo. Logo, as partes interagentes podem estar expostas a riscos que foram gerenciados anteriormente pelos intermediários centrais.

RISCOS DE CONTRATOS INTELIGENTES
Acordos comerciais, financeiros ou legais podem ser mapeados da estrutura física para a digital.

blockchain
(Foto: Shutterstock)

Blockchain X mercado contábil

A contabilidade foi outro setor a ser transformado pelo blockchain. Enquanto alguns contadores se perguntam se ainda serão necessários no futuro, outros celebram os caminhos que foram abertos pela tecnologia.

A Startus Magazine listou quatro aspectos em que o protocolo pode afetar a contabilidade:

1. Auditorias se tornarão dispensáveis;

2. Transações contábeis serão quase instantâneas

3. Vão possibilitar contratos inteligentes

4. Chegará a era da entrada tripla

A revista explica que estamos desde 1.400 em um sistema de entrada dupla: toda entrada em uma conta requer uma saída correspondente em uma conta diferente. Dentro desse novo modelo, uma terceira etapa será inserida, que vai garantir que todas as transações sejam gravadas em uma blockchain para proteger as partes envolvidas.

blockchain
(Foto: Shutterstock)

A Forbes registra, contudo, que contadores não precisam temer pelos seus empregos. As suas tarefas permanecerão em grande parte intactas, pois as informações ainda devem ser interpretadas e categorizadas antes de serem inseridas na blockchain. Além disso, sempre será preciso que alguém supervisione contas a receber, contratos de pagamento de bens e serviços, preparar faturas, rastrear renda e saída, dentre outros.


Nestlé cria plataforma para rastreamento da cadeia de suprimentos via blockchain

IoT e Blockchain são as tecnologias que mais atraem as empresas brasileiras

Blockchain e impacto social: empresa estabelece padrão de estabilidade monetária


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]