Novo software do Airbnb prevê psicopatia em usuários

Segundo a Evening Standard, o novo sistema do Airbnb é capaz de descobrir se cliente é um psicopata ou narcisista em potencial

(Foto: Shutterstock)

O novo software do Airbnb agora é capaz de verificar a personalidade dos clientes antes de reservar uma hospedagem.

Esse novo sistema foi projetado para antecipar o comportamento dos usuários e, consequentemente, prever se o hóspede será inadequado.

Segundo a Business Insider, a inteligência do programa é capaz de identificar pessoas com transtornos de personalidade graves, como sociopatia, psicopatia ou narcisismo.

Airbnb

(Foto: Shutterstock)

A empresa decidiu incluir este novo sistema depois de um tiroteio em uma festa promovida dentro de um Airbnb. A tragédia envolveu cinco mortos. Simultaneamente, milhares de anfitriões acusaram hóspedes de comportamentos danosos para as propriedades.

Xô, psicopatas

O software foi revelado pelo jornal Evening Standard, que teve acesso às patentes publicadas pelo European Patent Office (ou Escritório Europeu de Patentes, em tradução livre).

O jornal explica que o sistema é capaz de fazer uma varredura nas redes sociais, nos dados financeiros e de antecedência dos usuários. Esta análise utiliza inteligência artificial e observa traços que podem ser classificados como “neuróticos”, “criminosos”, “narcisistas”, “maquiavélicos” ou “psicopatas”.

Airbnb

(Foto: Shutterstock)

O Daily Mail complementa que a inteligência artificial da empresa pode ajudar a identificar pessoas associadas a “drogas ou álcool, terrorismo, pornografia infantil, discursos de ódio ou trabalho sexual”.

A patente do software foi adquirida pelo Airbnb depois da compra da Trooly, uma empresa californiana de verificação de antecedentes.

“Segurança desde o princípio”

Apesar do Airbnb não ter dado mais detalhes sobre o software, o site oficial confirma o uso de IA que avalia hóspedes: 

“Compartilhar seu espaço ou paixões com alguém que você nunca viu pode parecer um salto no escuro. Toda reserva do Airbnb tem seus riscos avaliados antes de ser confirmada. Usamos a tecnologia mais recente de análise preditiva e aprendizado de máquina para avaliar instantaneamente centenas de sinais que nos ajudam a sinalizar e investigar atividades suspeitas antes que elas aconteçam.”

Airbnb

(Foto: Shutterstock)

Contudo, de acordo com o The Futurism, é difícil dizer se uma IA pode realmente prever se uma pessoa é um psicopata — ou simplesmente alguém que você não gostaria de receber em casa.

 


Mudança de hábito: confira lista de aplicativos para monitorar comportamentos

4 mudanças no varejo causadas pelo novo comportamento do consumidor

Comportamento do consumidor: esse nosso desconhecido







MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS