Pesquisar
Close this search box.
/
/
Assistentes de voz: Como manter a privacidade e a segurança

Assistentes de voz: Como manter a privacidade e a segurança

Em passos que levam menos de cinco minutos, é possível controlar o que é compartilhado pelas assistentes

As principais big techs desenvolvedoras das assistentes de voz, voltaram um passo atrás no uso de dados dos usuários. A Apple, por exemplo, anunciou recentemente que as gravações obtidas pela Siri não serão mais captadas. Como um passo para vender mais privacidade, Amazon, Google e Microsoft também tomaram medidas importantes para um caminho mais seguro ao usuário.

As gravações são alegadamente usadas para o machine learning das assistentes de voz que utilizam inteligência artificial. O uso de pequenos trechos de conversas entre os usuários e as assistentes torna possível o desenvolvimento de novos features em equipamentos como Echo, Google Nest e Facebook Portal.

Em entrevista à Consumidor Moderno, Ricardo Garrido, Country Manager da Amazon Alexa no Brasil, contou que a empresa usou, por exemplo, seu machine learning para desenvolver uma Alexa que falasse o inglês abrasileirado, como já falamos por aqui (clique para ler). “Desenvolvemos uma maneira de a Alexa falar palavras em inglês de uma forma mais coloquial. A gente efetivamente criou uma língua dentro da assistente, o inglês abrasileirado”, revela.

Um passo a passo para manter a privacidade

De qualquer forma, fora a Apple, todas as outras empresas ainda coletam suas informações e ouvem as conversas com a sua Alexa, Cortana e Google Assistente. Aqui destrinchamos um guia prático de medidas de segurança para manter o seus dados sob seu controle.

Google Assistente

Em sua conta Google você encontrará tudo o que precisa para manter seus registros de voz privados em diversas configurações randômicas. Vamos seguir a maneira mais simples de gerenciar seus dados em voz: acesse sua conta google por um navegador móvel. No canto direito superior clique em seu avatar > Gerenciar sua conta Google > Dados e personalização > em ‘Atividade na Web e de Apps’, clique na seta que está ao canto direito da barra. Ao adentrar a página é só desmarcar a opção ‘Incluir gravações de voz e áudio’.  Ao clicar em ‘Gerenciar histórico’, também é possível apagar todos os rastros deixados em sua conta do Google.


Siri

Como falamos acima, a Apple não coleta mais gravações da Siri automaticamente. Mas caso você ainda esteja com o opt-in ativado ou no passado tenha compartilhado seus dados, a partir de uma opção nas configurações é possível deletar todos os dados coletados. Em seu iPhone, iPad ou Macbook, acesse Configurações > Siri e Busca > Histórico da Siri e Ditado. Nas opções é só desligar arrastando o botão para a esquerda.

Outra opção é desativar a opção “Permitir Quando Bloqueado”, isso desativa todas as atividades da Siri quando a tela está desligada, ao menos que você diga “E aí Siri”.


Alexa

Uma opção básica caso você tenha um Echo Dot ou um Fire Stick da última geração é a de apertar o botão que desativa o microfone da Alexa. Também dá para desativar a captação de dados pelo aplicativo da Alexa que pode ser baixado em Android ou iOS. A configuração é simples, dentro do app acesse: configurações da Conta > Histórico > Revisar o Histórico de Voz. Nesta seção é possível apagar todo o histórico de interações e também ativar a exclusão de dados via comando de voz. Ainda em Configurações > Privacidade da Alexa, é possível encontrar mais opções e desativar o envio de gravações aos desenvolvedores com fins de machine learning.

 

Testamos a Alexa em Português

Siri será compatível com WhatsApp e Skype

Amazon começa a oferecer vozes de celebridades para assistente virtual Alexa


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]