Dicas para seu comércio não sofrer com os feriados prolongados em 2020

Para que não haja tantos prejuízos é necessário ter planejamento e pensar em estratégias. Veja dicas para atrair clientes e alavancar as vendas

Este ano será composto por mais feriados em dias úteis do que em 2019. Muitas das datas acontecem próximo aos finais de semana, totalizando seis feriados prolongados, dentre os nove totais. Para quem gosta de viajar, a notícia é muito atrativa, no entanto, muitos comerciantes não podem dizer o mesmo.

A sequência de feriados pode causar um grande impacto. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as datas devem resultar em um prejuízo de aproximadamente R$ 19,6 bilhões ao comércio varejista em 2020. A estimativa é de que os setores de artigos de papelaria, combustível, joias e relógios, sejam os mais afetados.

Para que não haja tantos prejuízos é necessário ter planejamento e pensar em estratégicas. “O empreendedor e os vendedores precisam ter um desempenho maior nesses períodos, com foco, métricas semanais e balizadores da sua estratégia, com base no seu negócio. Isso aumenta a geração da receita para a empresa. Estabelecer uma meta de vendas que deve ser realizada semanalmente, ajuda na precificação do seu produto e na geração de valor”, orienta Alberto Júnior, especialista em vendas e fundador do Grupo Life Brasil.

Pensando nisso, o profissional separou dicas para conseguir manter um frequência de clientes, alavancar as vendas e garantir a lucratividade dos negócios mesmo com os feriados. Veja abaixo!

DICAS PARA ATRAIR CLIENTES

elwynn/Shutterstock

CONHEÇA O CONSUMIDOR

 “A maneira mais fácil para alavancar vendas seja ela onde for é definir mais claramente quem é PCC (perfil de cliente consumidor) e quem é PCI (perfil do cliente ideal), pois um compra quando acha e outro porque valoriza a empresa e os produtos alinhados ao seu melhor momento de validação.”

TENHA IDENTIFICAÇÃO

 “Foque no perfil de clientes para compatibilidade do perfil de vendedor. Por isso sempre é bom ter pessoas com mais idade atendendo os mais velhos e assim sucessivamente. Nunca foi tão importante a interlocução por posturas iguais como agora. Cada loja deveria ter gerações de vendedores, acredito muito nisso em qualquer mercado e nossa experiência diz que na dúvida a experiência sempre prevalece.”

MAIS DO QUE UM CLIENTE 

“Clientes que compraram a 3,6,9,12 meses devem receber uma proposta de forma complementar aos produtos que haviam levado Por exemplo, se alguém utilizou um ventilador, é sinal que ar condicionado faz sentido ou se levou uma panela faz sentido avaliar outros modelos, se levou cama, um roupeiro pode fazer sentido. Se levou celular, muito provável que precise de capa, etc. E dentro destes prazos o cliente já está alinhado a marca e depois é provável que se disperse.”

INVISTA EM PROMOÇÕES

“Na entrada da loja, utilize um cupom com algo em troca. Por exemplo, cada cliente que entrar na loja e comprar tal produto, recebe um cupom que você pode sortear ou algo do gênero para que ele não vá para outra loja procurar algo igual e tenha interesse de retornar por algo que desafie a crença ou potencial de ganho.”

NÃO TENHA MEDO DE PERGUNTAR

 “Alinhe perguntas como: “Qual loja você costuma comprar” e se for shopping é importante colocar um “olheiro” para verificar os produtos em promoção ou que estão em evidência e quando o cliente olhar, você pode falar “aqui valorizamos mais o cliente, o preço é apenas parte de nossa empresa sr. Fulano”.

FIQUE ATENTO AOS FEEDBACK

“Faça uma ronda semanal no que mais está sendo vendido no seu mercado e veja onde pode se destacar Prefiro não dar descontos, mas bônus conforme o número de produtos, para assim gerar mais fonte de compra, no caso o cliente.”

PASSE UMA IMAGEM POSITIVA

 “Procure não deixar ninguém de braços cruzados na entrada da sua loja, isto é trabalho do líder, se existir. Este é um fator direto de afastamento, pois parece que o cliente está sendo impedido mentalmente de acessar o ambiente e já gera reflexo ruim de compra. Sugiro diariamente 30 minutos de PHD na primeira hora do dia com o time de vendas para assim alinhar cases, resultados e técnicas com perfil de cliente, do perfil do dia, da semana, final de semana, etc.”


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